"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 16, 2010

O LERO LERO ELEITORAL E A REALIDADE

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWwxhZym1ZyNKXdtxVNe7EKYYSGdV-7GxFyrBy1Zs6_wTZde6L_Pp7M_w2-pE9kY-mJQYt-q1MkHHSY_LCV3Z_2sF_ZT6oO4vIJfQXSp6HO4QtUWv6FuX1UWeqEjmmU-ka1Wu5D_9d434/s1600/DilmaDiscurso1.jpg
Período eleitoral é temporada de promessas. Esta campanha, porém, tem ido mais longe, com o Congresso em surto de benevolência irresponsável.

Aliadas, situação e oposição comprometem bilhões de reais em gastos futuros, como se as contas públicas já não estivessem apertadas com as despesas em custeio aprovadas em passado recente:
salário do funcionalismo,
contratação de novos servidores,
previdência.
Em vez de promessas, os políticos concretizam gastos irreversíveis.

O ponto-chave é saber se a economia é capaz de dar sustentação ao maremoto de gastos que se avolumam. Como não existe margem para a ampliação de uma já escorchante carga tributária de 36% do PIB, é difícil imaginar como a gastança possa continuar sem criar distorções graves.

A baixa taxa de poupança do país (16% do PIB, aproximadamente) é a outra face da anêmica taxa de investimento (entre 18% e 20%).
É por este motivo que o crescimento estimado do PIB para este ano de 7% não se sustentará.

Calcula-se que, para ser mantida uma expansão média contínua, sem pressões excessivas inflacionárias e nas contas externas, na faixa de 5% anuais são necessárias inversões de 25% do PIB ao ano.

Completa-se, então, o cenário: como gastos públicos excessivos impedem o aumento da poupança, e se as perspectivas, neste sentido, não parecem positivas, continua presente a possibilidade objetiva de o Brasil crescer em ritmo relativamente baixo.

Como ocorre há anos. Convém relembrar estatísticas publicadas recentemente por Martin Wolf, colunista do "Financial Times", jornal inglês: apesar de todo o discurso ufanista, de 1995 a 2009 a média de expansão do PIB brasileiro foi de apenas 2,9%; por isso, o peso do país na produção mundial encolheu, no período, de 3,1% a 2,9%.

Ao mesmo tempo, a participação da China no PIB mundial saltou de 5,7% para 12,5%, e a da Índia, de 3,2% para 5,1%.

Não por acaso, são países com taxas de poupança e investimento bem superiores às nossas.
A questão é de simples aritmética.
Agência O Globo

Nenhum comentário: