"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 08, 2010

O "ACORDO BURROS N'ÁGUA " E DEFESA PRÓ-IRÃ E SUCESSO DO EBRIOSO NÃO VINGARAM.

Gustavo Chacra - O Estado de S.Paulo

O Brasil e a Turquia fracassaram ontem na tentativa de abrir mais negociações antes de serem votadas novas sanções contra o Irã no Conselho de Segurança da ONU.

Embaixadores de EUA e México (país que preside o conselho) afirmaram que a votação deverá ocorrer ainda nesta semana.

Os representantes de Estados Unidos e México, país que passou a ocupar a presidência do órgão, afirmaram ontem que a votação será realizada ainda na possibilidade de que amanhã mesmo os países votem a resolução. O texto já está pronto e os anexos, elaborados por peritos, foram concluídos. Apenas ajustes finais ainda são discutidos.


A partir do momento em que for lançada a proposta oficial, serão necessárias apenas 24 horas até a votação..

O Brasil e a Turquia convocaram uma reunião de emergência ontem do Conselho de Segurança para pedir a abertura de um debate público.

No entanto, diplomatas de outros países membros do órgão discordaram por considerarem a proposta redundante, já que, antes de votarem, os integrantes devem expor os motivos que os levaram a apoiar ou não a resolução.

"Nós discutiremos amanhã (hoje) e votaremos logo em seguida", disse a embaixadora dos EUA no Conselho de Segurança, Susan Rice.

Questionada se a votação seria nesta semana, ela respondeu afirmativamente. O representante mexicano, Claude Heller, também indicou que a votação será "no meio desta semana".

O objetivo é evitar que ela ocorra durante a Copa do Mundo, que começa na sexta-feira.

Os EUA esperam que as sanções sejam aprovadas com 12 votos favoráveis no Conselho de Segurança, embora os três membros africanos do órgão : Uganda, Gabão e Nigéria ainda não tenham se pronunciado publicamente sobre o assunto.

Nenhum comentário: