"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 01, 2010

GOLES, GOLES! MENTIRAS E MENTIRAS!

Hoje em um dos seus discursos mentirosos, daqueles do tipo engana troxa, o ébrio disse mais uma vez que seu governo é o que mais investe em rodovias desde Geisel, abaixo vai uma matéria de um diagnóstico das reais condições de nossas rodovias, em que os resultados desmente esse cachaceiro e enganador.

Fonte IPEA

Rodovias transportam 61% da carga do país, mas 70% das obras do PAC estão atrasadas

A dependência que a economia do Brasil tem das estradas federais é inversamente proporcional às condições em que elas se encontram.

A conclusão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que divulgou semana passada um estudo sobre o setor.

O diagnóstico aponta que as rodovias transportam 61% da carga que circula pelo país, mas 65% delas estão em estado ruim ou péssimo. Isso implica custos 28% mais elevados ao setor produtivo — percentual que pode chegar a 40,6% na Região Norte.

Apesar disso, os investimentos são poucos e estão atrasados.

O estudo “Rodovias Brasileiras:

Gargalos, investimentos, concessões e preocupações com o futuro” revela que 70% das intervenções previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no setor estão fora do cronograma.

Além disso, o plano federal prevê aporte de recursos muito aquém do necessário. Segundo o estudo, o PAC previu para as rodovias R$ 23 bilhões do Orçamento federal no biênio 2008-2009, uma parcela mínima ante a necessidade de investimentos de R$ 183 bilhões, nos cálculos do Ipea.

E o aumento de investimento ocorrido nos últimos anos (grande parte em ações privadas em estradas concedidas) não foi suficiente para melhorar a situação.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), de 2009, 69% das estradas brasileiras estavam péssimas, ruins ou regulares.

O estudo analisou 89.552 quilômetros de estradas, 84% delas mantidas pelo poder público

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