"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 01, 2010

COPA/14 - 15 ADVOGADOS DA AGU PARA GARANTIR "OBRAS" .VAI SER A FARRA.

Depois dos "providenciais atrasos", o governo para garantir a sua política da "urgência" e se preparando para os possíveis questionamentos nas execuções das obras emergenciais onde tudo é liberado em nome da urgência/urgentíssima, e rolar dinheiro público pra todo lado, cria um tropa de choque jurídica.

Os que encontrarem quaisquer irregularidades, seus advogados entrarão no campo da batalha onde :

"Os bons conhecem a lei, mas o melhores são os que conhecem o Juiz."

Infelizmente, nestas situações na maioria das ações é assim que se "desenrola".

FILIPE COUTINHO/Folha

O governo federal iniciou nesta terça-feira uma força-tarefa para que decisões judiciais não atrasem as obras da Copa-2014.

Um grupo de 15 advogados da Advocacia-Geral da União, em parceria com o Ministério do Esporte, vai monitorar as obras e tentar evitar que disputas em licitações atrasem ainda mais os projetos para a Copa do Mundo.

"Todas as iniciativas serão monitoradas, temos que apertar o passo. Esse grupo é um controle efetivo para evitar atrasos", disse o ministro do Esporte, Orlando Silva.

O grupo, chamado de Gecopa, será responsável por uniformizar procedimentos e acompanhar a tramitação de processos que podem embargar obras.

"É uma antecipação de esforços para evitar gargalos jurídicos", afirmou o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

A quatro anos da Copa, o governo já prevê dezenas de ações na Justiça contra os projetos tocados com dinheiro público. "Serão muitas obras e com grandes investimentos. Não tem como não ter muitos processos, mas consideramos isso normal", afirmou Adams.

Inicialmente, o Gecopa terá como função "orientar" os governos estaduais em como apresentar as defesas e evitar entraves. Mas, segundo Adams, a tendência é que o grupo se dedique cada vez mais às obras da Copa-2014.

"Toda nossa vocação e energia será canalizada para a Copa", disse o advogado-geral da União.

Nenhum comentário: