"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 11, 2012

Joaquim Barbosa diz que denúncias de Valério devem ser investigadas


O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse nesta terça-feira acreditar que as novas denúncias de Marcos Valério devem ser investigadas. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, o publicitário afirmou em depoimento à PGR em setembro que repassou dinheiro do mensalão para despesas pessoais de Lula. Ainda segundo o depoimento, o ex-presidente deu ok para os empréstimos feitos para o pagamento de parlamentares em troca de apoio político.

Lacônico, Barbosa não quis comentar o assunto, mas respondeu rápido sobre o tema quando foi perguntado sobre a necessidade de investigação.

- Creio que sim - disse sobre a necessidade de apurar o caso, após sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que Joaquim também preside.

A oposição cobrou, nesta terça-feira, investigação do envolvimento de Lula com o mensalão. O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), e o líder do partido na Câmara, Rubens Bueno (PR), pediram a abertura imediata, pelo Ministério Público Federal, de inquérito sobre as novas denúncias do publicitário. O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), que também defende a investigação, deve apresentar um requerimento para ouvir Valério no Senado.

Em Paris, onde participa de evento com a presidente Dilma, Lula informou que não vai se pronunciar sobre o caso.

Valério foi condenado a 40 anos, um mês e seis dias de prisão pelo envolvimento no mensalão, além de multa de R$ 2.783.800. Ele procurou espontaneamente o Ministério Público na tentativa de conseguir, com as novas revelações, uma redução na pena, por meio da delação premiada.

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério Público Federal vão decidir como serão investigadas as novas denúncias feitas pelo operador do mensalão. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já disse, em outubro, que as revelações não terão efeito prático no processo em julgamento no STF, mas podem ser inseridas em novo inquérito judicial ou ser apuradas inicialmente pelo MP.

Nenhum comentário: