"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 29, 2012

PETEBRAS : Graça Foster diz que importações de gasolina vão aumentar em dezembro

 A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, disse há pouco que as importações de gasolina deverão aumentar no mês de dezembro e em janeiro. Segundo Graça Foster, em novembro as importações de gasolina pela companhia ficaram em torno de 80 mil barris diários. Para o ano, a presidente acredita que a média ficará entre 88 mil a 90 mil barris diários. 

A tendência é que agora, com férias, tenha um movimento grande com crescimento do consumo de gasolina. Até o final do ano a tendência é, no mínimo, ficar nos níveis atuais. Cair não vai disse Graça.

A presidente da Petrobras explicou que a venda de bloco BS-4 no pós sal da Bacia de Santos para a OGX faz parte do programa de venda de ativos da companhia ue tem como objetivo conseguir recursos da ordem de US$ 14,8 bilhões. O BS-4 não fazia parte dos projetos de interesse da companhia e por isso resolveu vender por US 270 milhões. A refinaria de Pasadena no Texas também está à venda.

Sobre o próximo reajuste de preços dos combustíveis, Graça Foster afirmou que não tem qualquer previsão de quando isso será feito, mas garantiu que o caixa da companhia está bem.

Não tem previsão. 
A Petrobras está com suas contas neste ano fechadas, está muito bem com o caixa, mas não há previsão de aumento afirmou.
Sobre a convocação da Petrobras pela Comissão de Energia da Câmara dos Deputados para explicar a operação de compra da refinaria de Pasadena, Graça Foster disse estar pronta a esclarecer aos parlamentares.

Nós somos uma empresa estatal com atividades enormes e sempre que convocados estaremos falando, explicando, justificando, demonstrando. Foram momentos diferentes. Há oito anos atrás a demanda por refinados era muito grande, hoje temos outra situação diferente fora do Brasil. São momentos diferentes que têm que ser apreciados à luz das condições de contorno daquele momento afirmou.

Graça Foster participou há pouco da abertura do seminário Mulher, Ciência e Tecnologia, em realização no Rio promovido pela Petrobras e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Na ocasião, Graça Foster defendeu o fim do preconceito e a favor da diversidade de opiniões nas companhias, não apenas em relação à mulher, como em relação a raça e sexo.

Graça afirmou que não é a favor de cotas nas companhias. 
Segundo ela, não deve existir qualquer discriminação para um funcionário ocupar um cargo de destaque, por ele ser mulher, ou baixo, ou negro ou feio.

Nenhum comentário: