"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 12, 2012

O BUFÃO ILUSIONISTA E A SUA ETERNA DEPENDÊNCIA DA EXPECTATIVA x REALIDADE : Mantega prevê crescimento de 4% em 2013

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu há pouco que o país crescerá acima dos 4% no próximo ano, com um avanço nos investimentos entre 8% e 10%.

Para isso, diz Mantega, o governo está tomando um conjunto de medidas de estímulo à economia, com redução de custos e aumento de crédito.

- Estamos tomando todo esse conjunto de medidas para que, no ano que vem, provoquem esse crescimento acima de 4% - garantiu Mantega.Dentre as medidas adotadas, Mantega destacou a do custo financeiro, como a redução de tributos, estimulando o investimento.

- O investimento é o que fica mais reticente nos momentos de crise, então temos que tornar atraente fazer investimentos no Brasil. E os investidores tem uma acolhida no Brasil, onde tem uma situação sólida e uma boa rentabilidade. Não há grandes alternativas de investimentos rentáveis no mundo, que continua complicado e com crise. A União Europeia não vai se recuperar tão cedo e os Estados Unidos Estão andando de lado.

Então, o Brasil é uma excelente alternativa de investimento para os brasileiros e para os estrangeiros - afirmou Mantega. Mantega frisou ainda que o Banco Central (BC) tem autonomia para decidir sobre a taxa de juros (a Selic) sem qualquer interferência do governo.

- Isso (taxa de juros) é uma decisão que o Banco Central toma a cada mês na reunião do Copom. Ninguém consegue adivinhar com antecedência o que vai acontecer - afirmou Mantega.Mas o ministro deu a entender que o BC deverá manter a trajetória de estabilidade ou queda dos juros uma vez que a inflação está controlada.

- Acho que o Brasil não precisa mais ter aquelas taxas de juros de antigamente, o que não significa que, se houver algum repique inflacionário, o Banco Central estará atuando - afirmou Mantega. O Ministro participou há pouco da entrega do Prêmio Naval de Qualidade e Sustentabilidade, oferecido pelo Sindicato da Indústria Naval (Sinaval) no Rio.

O Globo

Nenhum comentário: