"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 12, 2012

E o brasil maravilha dos FARSANTES SEGUE "MUDANDO" COM GERENTONA FAJUTA : Com economia fraca, indústria adia planos de expansão

 
Investimentos também estão em marcha lenta no setor privado

Sem saber de onde virá o crescimento da economia, que deverá avançar só 1,5% este ano, os empresários ficam com um pé atrás e protelam investimentos. Para o economista Renato da Fonseca, gerente-executivo de Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a esperada retomada da indústria no terceiro trimestre, em função das encomendas de fim de ano, não veio.

Com queda na produção em setembro e capacidade ociosa nas fábricas, os empresários só deverão começar a investir a partir de março de 2013, quando começarão a sentir os efeitos positivos dos cortes nas tarifas de energia elétrica e o impacto da ampliação da desoneração da folha, em janeiro.

- Para este ano, a conta já está fechada - disse Fonseca.

Termômetro da atividade, o setor de máquinas e equipamentos, viu a utilização de sua capacidade instalada cair de 85% para 75%. Mario Bernardini, assessor econômico da associação que representa o segmento, a Abimaq, disse que o ramo deverá fechar este ano com recuo de 2% a 3%.

- O país que investe pouco está comprometendo seu futuro. O governo não conseguiu gastar por problemas de projeto, de gestão, passando por problemas de insegurança jurídica e, principalmente, devido às "limpezas" feitas no Ministério dos Transportes.

"não tem como piorar"

Sérgio Leme, presidente da Dedini Indústria de Bases, do segmento de bens de capital, disse que adiou um investimento de R$ 80 milhões para ampliar a fábrica e permitir a produção de energia elétrica e outro de mais de R$ 60 milhões para melhoria de competitividade.

Devido aos investimentos represados no setor sucroalcooleiro, para o qual a Dedini é voltada, a empresa está operando com metade de sua capacidade de produção desde meados deste ano. Normalmente, o uso da capacidade gira em torno de 80%. Leme disse, no entanto, estar mais otimista com relação a 2013.

- O setor já sofreu muito e não tem como piorar.

Luiz Tarquinio Sardinha Ferro, presidente da indústria de fundição Tupy, disse que 2012 foi um ano de demanda menor, sobretudo devido ao contexto econômico e à queda na venda de veículos comerciais. Para o ano que vem, ele espera uma melhora "discreta". 

(Cristiane Bonfanti, Geralda Doca e Danilo Fariello)
O Globo

Nenhum comentário: