"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 01, 2012

SAMBA DE UMA NOTA SÓ ! AGORA VAI ? 300/200/100%"PREPARADO" IV : DE NOVO A EXPECTATIVA E A REALIDADE.


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu na manhã desta sexta-feira que o desempenho do Produto Inter Bruto (PIB) no segundo trimestre será melhor que o registrado nos primeiros três meses do ano 0,2% de alta na comparação com o desempenho do último trimestre do ano passado.

No primeiro trimestre repetimos o crescimento do último trimestre do ano passado. Então, não houve aceleração nem desaceleração. O segundo trimestre terá crescimento maior que o primeiro disse o ministro.

O crescimento ocorrerá sobretudo por conta das medidas de incentivo à economia que o governo tem tomado ao longo dos últimos meses, afirmou Mantega. A redução dos juros e o controle do câmbio, segundo o ministro, serão os grandes responsáveis pelo aquecimento econômico.

Para ele, o segundo semestre será ainda mais favorável, porque os juros menores, câmbio controlado e as desonerações de produtos para incentivo ao consumo surtirão ainda mais efeito.

Vamos chegar ao segundo semestre com essas medidas fazendo mais efeito e com o crédito mais abundante às empresas e ao consumo. No segundo semestre, devemos atingir o crescimento que queremos de 4% a 4,5% estimou.

Tombini vê recuperação gradual

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou que o resultado do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre deste ano, de 0,2% frente os três últimos meses de 2011, confirma que a recuperação da atividade econômica tem sido bastante gradual.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, Tombini destaca que ficou a cargo da demanda doméstica a sustentação do crescimento. A demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda, afirmou o presidente.

Tombini afirmou ainda que o ritmo de crescimento da economia deve aumentar ao longo do ano. Os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto constituem um diferencial da economia brasileira.

Dessa forma, mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste ano

Nenhum comentário: