"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 01, 2012

300/200/100%"PREPARADO" III - brasil maravilha SEM "MARQUETINGUE" : Brasil fica em último entre os emergentes :


Com a divulgação do PIB no primeiro trimestre deste ano, o crescimento do Brasil aparece na quinta e última posição entre os países emergentes.

Em primeiro lugar está a China, que registrou alta de 8,1% nos três primeiros meses do ano frente ao mesmo período do ano passado,
seguida pela Índia (5,3%),
Rússia (4,9%),
África do Sul (2,1%)
e Brasil (0,8%).

Entre os países que já divulgaram os resultados das contas trimestrais este ano, o Brasil ficou atrás de seis, na comparação com o trimestre anterior. Embora IBGE frise que a análise serve apenas para comparação e evite falar em ranking, o melhor resultado foi obtido pelo Chile, com alta de 1,4%.

O Brasil ficou atrás também do México, com alta de 1,3%; do Japão, com crescimento de 1%; da Coreia do Sul, com avanço de 0,9%; e da Alemanha e dos Estados Unidos, ambos com alta de 0,5%.

Com desempenho abaixo do brasileiro vieram França e União Europeia, ambos com estabilidade;
Portugal, com queda de 0,1%;
Holanda, com recuo de 0,2%;
Espanha e Reino Unido, ambos com baixa de 0,3%;
e Itália, cujo PIB recuou 0,8%.
Os países do Brics não entraram nessa comparação.

Revisão nas taxas de crescimento de 2011

O IBGE divulgou revisões na evolução do PIB no ano passado. No quarto trimestre de 2011, a taxa de expansão mudou de 0,3%, calculada anteriormente, para 0,2% na nova estimativa, em comparação ao trimestre anterior.

No terceiro trimestre, foi mantida queda de 0,1% na mesma base de comparação. O segundo trimestre de 2011 manteve a taxa de 0,5%. Já no primeiro trimestre de 2011, a taxa de expansão mudou de uma alta de 0,6% para crescimento de 0,9%.

O Globo

Nenhum comentário: