"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 18, 2012

CONFIRMADO ! SELIC/SPREADS/TX JUROS - Copom reduz juros para 9% ao ano


O Banco Central (BC) cortou os juros básicos da economia (Selic) em 0,75 ponto percentual, para 9% ao ano, na reunião do colegiado realizada nesta quarta-feira.

A decisão foi unânime e era esperada por praticamente todos os analistas do mercado financeiro e aplicadores.

O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota, ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária, afirmou o colegiado, em comunicado divulgado ao final da reunião.

Em março, após acelerar o ritmo de corte, o Copom avisou que era alta a probabilidade de a taxa Selic se deslocar para patamares ligeiramente acima dos mínimos históricos, e nesses patamares se estabilizar:
o que foi entendido pelo mercado que ficaria no nível estabelecido nesta quarta-feira pelo BC.

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está acumulada em 5,24% nos últimos 12 meses.

A previsão do BC é que o índice usado oficialmente pelo governo encerre o ano em 4,4%, portanto, abaixo da meta de 4,5%. Nas contas dos analistas, a taxa de juros real está abaixo de 4% ao ano.


Pelos dados recentes de inflação mais moderada que o esperado, o coordenador de Política Econômica do Conselho Federal de/TX JUROS :

O Globo

Nenhum comentário: