"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 06, 2010

DESONERAR FOLHA COM RECURSO DO TESOURO.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgIFLdsixtvy4pDQzJfkBVscE-n93NBzggpheLgcqhbFIcW6aWwKUbY7fszxVVQNRIyuLfXFx1PUaG8gMKcvFli0fPELVlxCfp3WBCDS9IZ3eT_U_9aSlCuGn1-FNXn6XHzBmQYm4ECZtc/s400/duvidas4.jpg
Além de prometer, sem dar detalhes, a desoneração total dos investimentos no Brasil, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, apresentou novas metas econômicas para um eventual terceiro mandato petista:
igualar a taxa interna de juros a níveis internacionais e usar recursos do Tesouro para compensar a desoneração previdenciária da folha de pagamentos.

Ela não abordou a necessidade de uma reforma na Previdência o rombo deste ano deve chegar a R$50 bilhões.

Temos de afastar a soberba e temos de perceber que ainda tem muita coisa para fazer.
Temos de qualificar as conquistas macroeconômicas e manter esse esforço fiscal nesse período, o que reduz o endividamento público discursou Dilma.

Temos de caminhar para um patamar de dívida líquida de 30% do PIB. E taxas nacionais de juros que convirjam para as taxas internacionais.
E elevar o investimento público e privado.

A taxa de juros, fixada pelo Banco Central e usada para controlar a inflação, está em 10,25% ao ano. Além de ser uma das mais altas do mundo, sofreu duas altas consecutivas este ano; a expectativa do mercado é que volte a subir, devido à leitura de superaquecimento da economia.

A dívida líquida do setor público deve chegar a 39,6% do PIB até o fim de 2010, segundo projeção do Banco Central.

Dilma não explica como reduzirá juros

Dilma, que participou de um almoço e sabatina com 460 convidados do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), não explicou como as taxas de juros poderão ser reduzidas.

E, perguntada por jornalistas sobre como pretende "zerar" a tributação sobre investimentos, afirmou que a questão é muito complexa.

Ela, porém, apresentou sua proposta de reforma tributária de forma estruturada. Disse, pela primeira vez, que a desoneração da folha de pagamentos, como estímulo para a criação e a formalização de empregos, se dará com subsídio público.

Nós tributamos quem emprega mais, o que é uma perversidade. Não se estimula o emprego. A desoneração não pode ser a zero porque, se for, quebra a Previdência.
Quando se desonerar a folha de salário, vamos reconhecer que o Tesouro vai ter que entrar com medidas compensatórias.

Mas é uma entrada de curto prazo disse Dilma, argumentando que, a médio prazo, a arrecadação vai aumentar, devido à ampliação da base.

Ela não tocou no assunto da reforma da Previdência.

A petista também defendeu desonerações pontuais em medicamentos e no setor energético; os estados seriam compensados pela perda de arrecadação.
Agencia o Globo/Leila Suwwan

Nenhum comentário: