"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 22, 2010

BC BRANDO OU POLÍTICO OBEDIENTE?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2GFWtQnAkZJFJfrRvGt4M8V38GCT6h6fryMLHVvmCHs8R-ybQM-wEen9HP1ZK3ohbiDtNgiQI84LhBMfgyRBHL1ZG1rAgvShMsc-Kh8ExeXtyc6AC7wjNu0Cgg2wL7DBYw-JIBqtECnU8/s320/henrique_meirelles_stadao.jpg
Fernando Nakagawa O Estado de S. Paulo

Argumentos técnicos respaldam a decisão do BC de reduzir o ritmo do aperto monetário:
a inflação está mais branda e a atividade econômica dá sinais claros de desaceleração.


Mas uma parte do mercado financeiro pode começar os negócios hoje com a pulga atrás da orelha.

A dúvida é sobre a percepção de que o noticiário político pode ter influenciado em uma parte da decisão anunciada ontem à noite.

O tema é tratado com muita reserva entre analistas e economistas. Oficialmente, são raros os que questionam a atuação do BC, que foi absolutamente vitoriosa nos últimos sete anos.

Mas, ao mesmo tempo, ninguém deixa de citar informalmente que o banco, como membro de um governo, pode estar sujeito a pressões políticas.
É aí que está a vidraça.


Os mesmos números que respaldam a mudança no ritmo dos juros serviram de munição para os críticos à política monetária adotada por Meirelles.
(...)
Esses mesmos dados agitaram parte do Ministério da Fazenda que, nos bastidores, fomentou o debate para a perspectiva - confirmada - de aumentos mais comedidos do juro.
(...)
Crítico nos bastidores da estratégia adotada por Meirelles, o ministro da Fazenda sugeriu a Lula que o crescimento da economia poderia ser comprometido com o aumento de 0,75 ponto.
Na ocasião, Lula indicou que não levaria o tema a Meirelles.

Esse foi o comportamento de Lula desde o início do governo.

Mas a decisão de diminuir a dose do remédio contra a inflação pode ressuscitar o entendimento de que o BC está, sim, sujeito às pressões do governo.

Memória :
MEIRELLES : CONFLITO DE PRIORIDADES E INTERESSES.
BC : ECONÔMICO OU POLÍTICO? INDEPENDÊNCIA?

Nenhum comentário: