"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 22, 2010

CUMPLICIDADE PETRALHA OU O BOI/VACA DE PIRANHA?


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDBWdTICXoOLKUJ6uJIWoO_Tw3THv-jZx_xHFB2gYveBXcIpnemfDZdGneZtoOXPEuBrTmn_s6GfdpzDjxm2tBuYki-7onzyQqWzA8oyy4r_vl-9NF2kBGC5EKoBLO-4I3eSVR4568gfY/s400/piranha.gif
Rui Nogueira O Estado de S. Paulo
O local é estranho e o silêncio é mais estranho ainda

Especialistas do Fisco enxergam dois fatos estranhos no caso da suposta violação do IR de Eduardo Jorge:
o local do acesso aos dados da Receita, que não tem nada a ver com o domicílio tributário do dirigente tucano, que é o Rio de Janeiro, e o fato de a servidora ter deixado a função comissionada e "sumido".



Um contribuinte do Rio, mas de férias na casa de um parente em Mauá, até pode se dirigir à agência da Receita desse município do interior de São Paulo para resolver um problema com o Fisco.
A chance, porém, de ele ser atendido por um funcionário em Mauá que acesse sua declaração de IR é zero.


O carioca no gozo das férias que tenha sido convocado pela Receita do Rio terá um prazo para comparecer e ganhará a compreensão do Fisco se provar que as férias foram o motivo do atraso para atender à convocação.

Portanto, o local de acesso ao IR de Eduardo Jorge é estranho, a menos que tenha havido uma indômita vontade de fazer a violação do sigilo fiscal dele.


Estranho também é o fato de a servidora não ter denunciado os usos supostamente indevidos de seu nome e de sua função.
Se está sendo vítima de uma armação, nada justifica a timidez da defesa e o silencioso sumiço adotado desde a exoneração, em 8 de julho.

Nenhum comentário: