"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 20, 2010

ELEIÇÃO 2010 - DEZ CANDIDATOS "NANICOS"

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/05/27/eleicoes.jpg
Temporada de convenções começa com pendências sobre aliados e vices   (Editoria de arte/G1)
Com tempo curto de propaganda partidária no rádio e na televisão e pouca verba para campanha, candidatos nanicos estarão presentes em maior número na eleição presidencial deste ano serão dez nomes, contra cinco no último pleito, em 2006.

Não se via tantos nanicos na disputa à Presidência desde 1989, quando 14 candidatos com menor peso eleitoral estavam na corrida pelo Palácio do Planalto.

EM 2010 :

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL),

Ciro Moura (PTC),

Oscar Silva (PHS),

Mario de Oliveira (PT do B),

Ivan Pinheiro (PCB),

Zé Maria (PSTU),

Levy Fidelix (PRTB),

Rui Costa Pimenta (PCO),

Américo de Souza (PSL)

e José Maria Eymael (PSDC)

concorrem com Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) à Presidência da República.

Segundo o cientista político David Fleischer, professor da Universidade de Brasília (UNB), o aumento na participação de nanicos na disputa pode ser atribuído, em grande parte, ao fim da verticalização, que desobrigou as legendas a reproduzir nos Estados as alianças feitas em nível nacional.

“Em 2002 e 2006, não valia a pena lançar candidatura própria. Hoje, isso voltou a ser um bom negócio”, diz Fleischer, que considera nanicos todos candidatos que atingem menos de 2% dos votos válidos em uma eleição ou nas pesquisas de intenção de votos.

Conheça o perfil de todos os (pré-)candidatos à Presidência da República

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8XWBZJZLBMwgYss2AfXbvXHpQp1DpeAhtX7xWYLtl7VqcBFSbawz5skF4keZtdvABDMorNdBDmWpBCPwGEephPJHooU7H7Mvd8qQLi-Wo2A_1S8iiK7Fda60_gVq_Gam0hILsF3wTruCy/s400/cIRO.jpg
Nome: Ciro Tiziani Moura
Partido: Partido Trabalhista Cristão
Coligação (estimada): não tem
Tempo de horário eleitoral (estimado): 45s
Data de nascimento: 23/02/1946
Naturalidade: Campinas - SP
Ocupação: Empresário
Grau de instrução: Superior completo, formado em Administração de Empresas
Cargos públicos já ocupados: nenhum
Filiações partidárias anteriores: PJ e PRN

Nenhum comentário: