"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 21, 2010

SOBRE O "ACORDO" DOS BURROS N'ÁGUA.

Ahmadinejad e Lula - Foto: N/c

O Irã avisou ontem que romperá o acordo firmado com Brasil e Turquia, caso novas sanções sejam aprovadas no Conselho de Segurança da ONU.


O Irã ameaça romper o acordo firmado com Brasil e Turquia no início da semana caso uma nova rodada de sanções seja aprovada no Conselho de Segurança da ONU.
A declaração, feita por uma autoridade governamental, ocorre dois dias depois de os EUA e os outros quatro integrantes permanentes do conselho terem chegado a um acordo sobre uma nova resolução.

"Se o Ocidente emitir uma nova resolução contra o Irã, não estaremos comprometidos com a declaração de Teerã e o despacho de combustível nuclear fora de nosso território será cancelado", disse Mohammad Reza Bahonar, segundo a agência de notícias Mehr.
Após o aviso, o parlamentar admitiu que a República Islâmica espera as sanções.

."As grandes potências, junto com o Conselho de Segurança da ONU, chegaram a um consenso sobre o Irã e é altamente provável que em um futuro próximo a quarta rodada de resoluções contra o Irã entre em vigência", continuou Bahonar.

Líbano

O governo de coalizão inclui o partido da milícia xiita Hezbollah, que é apoiada e
financiada por Teerã. Beirute garante que apoiará o Irã nas discussões internacionais

Brasil

Tem interesse comercial no Irã.Quer se posicionar como líder global e critica a pressão das nações com armas nucleares para aumentar as inspeções em países como o Brasil

Turquia

País de maioria muçulmana, busca se impor como líder no Oriente Médio, depois de anos desperdiçados na sua fracassada tentativa de integrar a União Europeia.
Iranianos fizeram um acordo para construir um gasoduto através do território turco

Nenhum comentário: