"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 11, 2010

RISCO EUROPEU AUMENTA, BRASIL TEM O MENOR RISCO.

Aline Cury Zampieri, iG São Paulo |

Quando o assunto é risco País , pode-se dizer nos últimos tempos que, emergentes, são os outros. O risco País é um indicador que mede quanto se paga de prêmio por títulos de um país na comparação com os títulos do governo dos Estados Unidos, os treasuries. Quanto maior o número, maior o risco.

Na semana passada, os mercados de capitais sofreram um grande estresse. Dúvidas sobre a capacidade de a Grécia pagar suas dívidas, ou de seus problemas contaminarem vizinhos, derrubaram bolsas em todo o globo e provocaram uma fuga para o dólar, que se valorizou.

Nenhum comentário: