"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 11, 2010

MP/DF - NA CAIXA DE PANDORA II

http://www.dzai.com.br/static/user//18/18747/ff1c770dcad90cc8b3d5e117c36b1331.jpg

Severino Motta, iG Brasília

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vai investigar o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra. Ele foi citado pelo delator do suposto esquema de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM, Durval Barbosa.

Em depoimentos à Justiça, Durval disse que Bandarra recebeu R$ 1,6 milhão para não incomodar o governo de José Roberto Arruda e avalizar contratos de lixo feitos sem licitação.

Bandarra admite que se encontrou com Arruda na casa da procuradora do MPDF, Deborah Guerner, que também vai ser investigada pelo CNMP, para uma conversa institucional.

Ele nega qualquer tipo de irregularidade e disse que, na ocasião, houve apenas um contato político entre o Procurador e o governador eleito.

A investigação contra Bandarra teve origem em dezembro na Corregedoria do MP do Distrito Federal. Os Conselheiros Nacionais, contudo, entenderam que o ritmo da apuração não era satisfatório e decidiram, por unanimidade, “avocar” o processo.

Ou seja, tirá-lo do MP local e tocar as investigações através do CNMP.

A depender das investigações, o Conselho Nacional pode afastar Bandarra de suas funções e até exonerá-lo do serviço público.

Continua...

Nenhum comentário: