"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 12, 2010

VAMOS FAZER A NOSSA PARTE? OU FICAMOS NA MESMICE?


Não vamos viver isso eternamente, né não?

Nestas eleições, nós eleitores teremos à nossa disposição uma variedade de ferramentas eletrônicas para acessar o perfil de políticos e fiscalizar a disputa por cargos públicos, teremos em mãos o poder de expurgar dos mandatos e evitar novos, através das urnas os candidatos corruptos e desonestos.

As exigências de mais transparência nas relações do Estado com a sociedade, em parceria com a internet, as eleições de outubro deverão ser marcadas por uma real possibilidade de conhecer o patrimônio, o que pensam e como votam os candidatos.

Com isso, o eleitorado estará mais "municiado" para escolher e expurgar os pretendentes aos cargos públicos.

A transparência e a correta aplicação dos recursos públicos já evoluiu de forma significativa, pois as informações disponíveis nos sites, blogs e listas públicas que surgiram nos últimos anos proprocionam o conhecimento dos candidatos, mas não é a maioria da população que tem acesso a isso, embora nosso grupo(os que tem acesso), desempenhamos papel decisivo na eleição.

O eleitor com um leque de informações diversificadas, tem tudo para qualificar o seu voto. Os sites de fiscalização descamuflam os políticos e ajudam a formar a opinião dos eleitores.

Sites como o da Transparência Brasil permitem, por meio do Projeto Excelências, saber muito mais sobre a vida de senadores, deputados federais, estaduais e vereadores dos principais municípios, inclusive com notícias de jornal sobre corrupção.

Neste mesmo portal, o projeto Às Claras (www.asclaras.org.br) permite saber quem financia quem nas campanhas políticas, com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Contas Abertas (www.contasabertas.uol.com.br), que esmiúça e explica o orçamento público federal, permitindo avaliar sua aplicação.

Enfim, os meios para ter acesso às informações sobre candidatos e candidaturas estão disponíveis, não cabe mais lamentações e desconhecimento, as informações estão à nossa disposição para que façamos a nossa parte, se as leis eleitorais na maioria foram legislada em causa própria, o poder maior ainda é nosso e a continuidade ou não dos absurdos políticos é de nossa responsabilidade.

É chegada a hora de varrermos as escórias da política.

Onde encontrar


www.amarribo.org.br
A entidade disponibiliza todas as informações para a organização de ONGs de fiscalização de prefeituras e câmaras municipais em todo o País.

www.portaltransparencia.gov.br
O portal permite consultar todos os convênios firmados pelas prefeituras e governos estaduais com a União, com detalhes sobre os repasses de verbas.

www.cgu.gov.br
Neste site, é possível consultar os relatórios das fiscalizações de municípios feitas por sorteio e apontar irregularidades sobre a transferência de verbas.

www.prr5.mpf.gov.br
Site da Procuradoria da República em Pernambuco, que disponibiliza a janela como fiscalizar gasto público.

www.tse.jus.br
Na página do Tribunal Superior Eleitoral, pode-se consultar a prestação de contas de todos os candidatos desde as eleições de 2000
www.transparencia.org.br
Mantida pela ONG Transparência Brasil, este site traz o histórico dos parlamentares brasileiros no Congresso Nacional, nas assembleias estaduais, nas câmaras de capitais e governadores. No site, é possível saber detalhes sobre a vida dos políticos que já foram eleitos.

www.tcu.gov.br
Pelo portal do Tribunal de Contas da União, é possível pesquisar todos os citados nos processos em tramitação na Justiça.

www.contasabertas.uol.com.br
O site do portal Contas Abertas faz o acompanhamento dos gastos públicos de todos os poderes. O portal oferece cursos online gratuitos sobre execução orçamentária e disponibiliza dados das transferências feitas pela União para Estados e municípios.

www.sigabrasil.gov.br
O Siga Brasil É um sistema de informações que permite acesso amplo a diversas bases de dados sobre planos e orçamentos públicos federais, possibilitando, com isso, a fiscalização do dinheiro público.

Nenhum comentário: