"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 12, 2010

INFLAÇÃO : DEMANDA JÁ AMEAÇA.

http://yogaexecutivos.files.wordpress.com/2009/09/infla_o_lute_hoje_em_dia.jpg
Patricia Lara e Francisco Carlos de Assis - O Estado de S.Paulo

As opiniões são bem dissonantes quanto ao tamanho da ameaça que a inflação pode representar para o futuro da economia brasileira. Há quem acredite que os índices apresentados até agora não representem risco. Faz parte desse grupo o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, para quem não há uma inflação de demanda.

Mas outros defendem que o momento já é de atenção. É o caso do economista-chefe da Prosper Corretora, Eduardo Velho. O especialista acredita que existem de fato sinais de inflação de demanda e não apenas uma evolução dos preços relacionada a fatores sazonais.

"Olhando o IPCA de março de forma macro, o índice recuou, mas, desagregando o índice, constata-se que os itens de despesas pessoais, itens de serviços e alimentos, que são genuinamente de demanda, estão em ritmo mais alto em março, do que em fevereiro", comentou.

Alerta.

Para o economista, o momento requer atenção.

"Há um componente de demanda relevante. Isso não pode ser desprezado".

Íntegra : Inflação de demanda já é ameaça

Nenhum comentário: