"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 25, 2010

A ROTINA DOS SARNEY.


O governo da Suíça bloqueou uma conta de US$ 13 milhões controlada por Fernando Sarney, filho mais velho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Depósitos na conta supostamente ilegais foram rastreados a pedido da Justiça brasileira.

O dinheiro não foi declarado à Receita, está em nome de uma empresa e era movimentado exclusivamente por Fernando, que cuida dos negócios da família no Maranhão. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem, o bloqueio é resultado da Operação Faktor (ex-Boi Barrica), conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público e que indiciou o filho do senador por formação de quadrilha, gestão financeira irregular, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

O jornal afirma que o bloqueio, a princípio, tem caráter administrativo e, se for comprovado que o dinheiro tem origem ilícita, passa a ter caráter criminal e o valor pode ser devolvido ao país de origem. Fernando disse ao jornal que não comentaria o assunto.

Nenhum comentário: