"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 09, 2010

DILMA E PREVISÕES MATEMÁTICAS


Bueno de Mesquita (Califórnia) parece adivinho, mas não usa bola de cristal, não lê tarô ou algo assim.

Para ele, o futuro “é uma ciência”.

Bueno é cientista político na Universidade Nova York e membro do Instituto Hoover, um centro de pesquisa da Universidade Stanford, na Califórnia.


Previu, por exemplo, que a Conferência de Copenhague seria um fracasso - “Não sou nenhum climatologista, mas fiz meus cálculos e posso dizer:
Copenhague será um fracasso.
” Bueno fala sobre acordos climáticos com base em evidências.

Mas vale a pena ler, embora não apresente nenhuma novidade neste caso.

Segundo ele, “Não haverá acordo pelo menos até 2130, o limite das previsões do meu programa de computador.”

Bueno não é um charlatão.
Suas previsões se baseiam em um programa de computador criado por ele em 1979, com origem na Teoria dos Jogos – o ramo da matemática que procura prever de que forma as escolhas das pessoas, empresas e dos governos podem afetar o futuro. (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI104612-15223,00.html )

Bueno, um jovem cientista político que se interessava por programas de computador e pelas aplicações da Teoria dos Jogos, criou seu primeiro programa há 30 anos. Com base neste programa começou a fazer previsões e ‘acertar na mosca’, como diz a reportagem da revista.

De acordo com relatório da CIA em 1993 e a agência de informações do governo americano, “as previsões de Bueno são iguais às dos analistas, porém mais precisas”.

O artigo da revista diz ainda que “Bueno de Mesquita é o melhor do mundo no que faz. Em 30 anos de carreira e centenas de previsões, seu índice de acerto jamais ficou abaixo dos 90%.

Na comunidade de informações, ele é visto como um oráculo. Seus principais clientes são o governo americano, as grandes corporações e a CIA.”

Em 2008, por exemplo, junto com seus alunos da Universidade Nova York, ele tentou prever se o Irã se tornará uma potência nuclear.
Se quiser saber o que foi previsto, é só clicar no endereço acima.

Bueno nunca esteve ao Brasil, mas já estudou o país. Pediram a ele, por exemplo, para saber se os militares entregariam o poder aos civis.

O repórter da revista Época pergunta a ele se já lhe encomendaram previsão sobre as eleições presidenciais de 2010. Bueno diz que não, mas havia estudado o assunto por conta própria .

Dentre outros comentários, diz ele:
“É estranho. Dilma escolhe repetidamente as opções políticas que pior impacto podem ter sobre sua campanha.”

O que quer dizer isso?

Como são as previsões do programa sobre sua campanha presidencial?
“As perspectivas não são nada boas.”
E assim... termina o artigo.

SE OFERECER EM TROCA DE DINHEIRO
OU QUALQUER OUTRA VANTAGEM
SIGNIFICA PROSTITUIÇÃO.

(o artigo de Merval de hoje fala sobre a relação entre L.I. e todos os outros políticos)

Post recebido por e-mail -

A Casa da Mãe Joana

Nenhum comentário: