Bruce Bueno de Mesquita:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI108838-17860,00-BRUCE+BUENO+DE+MESQUITA+COPENHAGUE+SERA+UM+FRACASSO.html
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI108838-17860,00-BRUCE+BUENO+DE+MESQUITA+COPENHAGUE+SERA+UM+FRACASSO.html
Bueno de Mesquita (Califórnia) parece adivinho, mas não usa bola de cristal, não lê tarô ou algo assim.
Para ele, o futuro “é uma ciência”.
Bueno é cientista político na Universidade Nova York e membro do Instituto Hoover, um centro de pesquisa da Universidade Stanford, na Califórnia.
Para ele, o futuro “é uma ciência”.
Bueno é cientista político na Universidade Nova York e membro do Instituto Hoover, um centro de pesquisa da Universidade Stanford, na Califórnia.
Previu, por exemplo, que a Conferência de Copenhague seria um fracasso - “Não sou nenhum climatologista, mas fiz meus cálculos e posso dizer:
Copenhague será um fracasso.
” Bueno fala sobre acordos climáticos com base em evidências.
Mas vale a pena ler, embora não apresente nenhuma novidade neste caso.
Segundo ele, “Não haverá acordo pelo menos até 2130, o limite das previsões do meu programa de computador.”
Bueno não é um charlatão.
Suas previsões se baseiam em um programa de computador criado por ele em 1979, com origem na Teoria dos Jogos – o ramo da matemática que procura prever de que forma as escolhas das pessoas, empresas e dos governos podem afetar o futuro. (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI104612-15223,00.html )
Bueno, um jovem cientista político que se interessava por programas de computador e pelas aplicações da Teoria dos Jogos, criou seu primeiro programa há 30 anos. Com base neste programa começou a fazer previsões e ‘acertar na mosca’, como diz a reportagem da revista.
De acordo com relatório da CIA em 1993 e a agência de informações do governo americano, “as previsões de Bueno são iguais às dos analistas, porém mais precisas”.
O artigo da revista diz ainda que “Bueno de Mesquita é o melhor do mundo no que faz. Em 30 anos de carreira e centenas de previsões, seu índice de acerto jamais ficou abaixo dos 90%.
Na comunidade de informações, ele é visto como um oráculo. Seus principais clientes são o governo americano, as grandes corporações e a CIA.”
Em 2008, por exemplo, junto com seus alunos da Universidade Nova York, ele tentou prever se o Irã se tornará uma potência nuclear.
Se quiser saber o que foi previsto, é só clicar no endereço acima.
Bueno nunca esteve ao Brasil, mas já estudou o país. Pediram a ele, por exemplo, para saber se os militares entregariam o poder aos civis.
O repórter da revista Época pergunta a ele se já lhe encomendaram previsão sobre as eleições presidenciais de 2010. Bueno diz que não, mas havia estudado o assunto por conta própria .
Dentre outros comentários, diz ele:
“É estranho. Dilma escolhe repetidamente as opções políticas que pior impacto podem ter sobre sua campanha.”
O que quer dizer isso?
Como são as previsões do programa sobre sua campanha presidencial?
“As perspectivas não são nada boas.”
E assim... termina o artigo.
SE OFERECER EM TROCA DE DINHEIRO
OU QUALQUER OUTRA VANTAGEM
SIGNIFICA PROSTITUIÇÃO.
(o artigo de Merval de hoje fala sobre a relação entre L.I. e todos os outros políticos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário