"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 09, 2010

"AJUSTANDO" O FICHA LIMPA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbAh7fmORFXVKpVVGO0diOPMtFOj1dWrmiD6aZx7gsvzRdGWpMdRehJDFIeziw7LYsO2Rk_st9o2onsN0NdHv-3nV9pd7ynAE1wCfgkozTOH7Qu3TAqijIBbcWqky_ZQUCI_dFQlPF-h4/s400/ficha_limpa.JPG
O Projeto de Lei 518/09, ou “Ficha Limpa” sofrerá alterações antes de ser votado na Câmara dos Deputados.

O texto original previa que candidatos que respondem a processos em qualquer instância na Justiça estariam inelegíveis.
“Do jeito como foi apresentado, [o projeto] teria dificuldade em ser aprovado.

Com o encaminhamento que está sendo dado, será necessário ter a confirmação [da condenação do réu] por parte de um Tribunal”, de acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.

O texto original poderia representar a inelegibilidade de parte dos atuais parlamentares.

A mudança significa que se a ação não tiver sido decidida por um colegiado, seja do Tribunal Eleitoral Regional, do Superior Tribunal de Justiça ou do Tribunal de Justiça, o candidato poderá concorrer e assumir o cargo, caso ganhe a disputa.

“É uma questão de segurança que a gente tenha a decisão do colegiado”, defende Cavalcanti.

Nenhum comentário: