"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 26, 2010

CAPITALIZAR OU REDUZIR INVESTIMENTOS

http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/wp-content/uploads/2009/08/petrobras.jpg
O gerente de Relações com Investidores da Petrobras, Alexandre Quintão, destacou hoje que, para cumprir seu plano de negócios de até US$ 220 bilhões até 2014, a estatal conta com a capitalização.
Caso contrário, segundo ele, a companhia será obrigada a reduzir investimentos.

Por que a capitalização com a cessão onerosa é importante?

Porque ela melhora a minha alavancagem em duas pontas. Primeiro, aumentando minha disponibilidade de caixa e, segundo, aumentando meu patrimônio líquido. E o cálculo da alavancagem financeira é em cima do patrimônio líquido.

Quando tenho aumento dos dois (caixa e patrimônio), eu melhoro meu índice de alavancagem, destacou Quintão, durante reunião com acionistas promovida pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), na sede da estatal, no Rio.

Quintão também confirmou que, caso a capitalização não ocorra, o corte de gastos é inevitável. "Teremos que reduzir investimentos", afirmou.

Segundo o gerente, a Petrobras poderia alterar os investimentos dos anos seguintes, principalmente de projetos ainda não iniciados.

"A maior dificuldade seria mexer nos investimentos deste ano, já que há muitos projetos começados com recursos comprometidos", disse.

A opção de recorrer ao lançamento de bônus não está sendo avaliada, segundo Quintão, porque isso elevaria o endividamento da companhia. "A Petrobras levou muito tempo para conquistar seu investment grade (grau de investimento) e não vai perder agora de jeito nenhum.

E por isso a gente tem que manter a alavancagem dentro de um limite aceitável pelas agências de rating (classificação de risco)
. Uma das variáveis nesse processo vai ser a geração de caixa.
Continua : Chamada de capital ...

Nenhum comentário: