"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 28, 2010

DE ONDE NÃO SE ESPERA...


Terminada a folia de carnaval, é a hora de dar seriedade à política, afinal de contas, teremos eleição para presidente.
São dois mandatos de um presidente deliberadamente debochado, déspota, chegado às bebidas fortes, cachaceiro(mundialmente reconhecido), megalomaníaco, cínico, enfim, esse "cara" filho..."deles" já encheu O SACO.

Só o fato de restar derradeiro meses para que a sua asquerosa "figura", vá encher as fuças em outras freguesias, nos seria um alívio.
Esperava-se que o seu escolhido para "substituto" fosse no mínimo dono de um perfil decente, se é que, seria possível haver alguém assim na hoste ptralha.

Mas, não, o seu instinto golpista e baixo, num total desrespeito ao cargo e responsabilidade que lhe foi confiada, inventa uma andróide, uma criatura das trevas, uma nada e coisa nenhuma, uma fantoche, uma senhora que tem visívelmente sérios problemas na evolução do pensamento até à fala para sua "sucessora(?)", e comprova o distúrbio que o excesso da marvada provoca no cérebro de uma pessoa.

Esse desrespeito, que o caracterizou todos esses anos de desgoverno, no que diz respeito à moralidade, o seu paternalismo com o roubo, a corrupção e o sepultamento da decência política, e principalmente essa desfaçatez para inflar o seu "EU TUDO POSSO", é o que o ratifica como um indiscutível asqueroso.

Viveu e ainda vive, desfrutando das heranças passadas, que cujo único mérito deste "governo" foi fazer o dever de casa "direitinho", como foi traçado por competências das administrações de governos anteriores.

É, parlapatão, beneficiastes das boas obras de outros, sua passagem pelo poder, e as ações de sua responsabilidade e realizações pessoais, não são de dignificar, muito pelo contrário, deixarás um rastro de corrupção, mensalão a origem, negociatas, como "nunca naiztória deztepaíz".
Enfim, falta pouco para o término desse ciclo.

É a hora de ter as atenções voltadas para a possibilidade de candidaturas alternativas, abrir um espaço para soluções objetivas, já sabemos de todos os prós e contras de Serra,Dilma, Ciro, na minha visão, eleito qualquer um dos "cabeças" das preferências atuais, pouco ou nada na economia deverá ser mudado, salvo um ajuste alí outro lá, pois faz parte da sua essência, essa avalição é para Serra e Ciro, pois a ptralha é contaminada por ideologias totalitárias e um mandato dessa "andróide" será de altíssimo risco.

Marina Silva, hoje no PV, até há pouco pertencia ao PT e terá que convencer que não partilha dos "pensamentos" de seu ex-partido.

Nessa disputa em que se discute heranças, sequências, vai se tornando um tédio as discussões, uma perda de tempo, pois, outras questões relevantes vão ficando de lado, e se uma candidatura alternativa surgir, e como "a vida é como uma onda, num vai e vindo constante", podemos ter uma surpresa como a que ocorreu em 1989 com o Collor.

É verdade que na época, a então, toda poderosa Rede Globo(hoje nem tanto), elegeu o seu também "andróide", um desconhecido, justamente numa disputa com o parlapatão.
Eleição com candidatos de peso, como : Brizola, Mário Covas, Paulo Maluf, Aureliano Chaves e outros menos cotados.

Analisando somente as semelhanças do momento, sem comparações pessoais, me despertou a matéria da Revista IstoÉ, sobre Mário Oliveira, dependendo da sua eloquência e fluência verbal, ele pode sim, provocar um "rebuliço" nessa mesmice em que estamos vivendo há anos.

Vale uma análise :

PT do B www.ptdob.org.br.
O site www.mariooliveira.com.br

Nenhum comentário: