"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 11, 2010

CAMUFLANDO AS INTENÇÕES

http://www.robsonpiresxerife.com/blog/wp-content/uploads/2009/02/lula-dilma-estatua.jpg
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff teriam pedido para diminuir as referências a uma maior intervenção do Estado na economia do programa a ser apresentado nas eleições, segundo o jornal Estado de S.Paulo.

Tanto Lula quanto Dilma teriam pedido para que o PT deixe claro que um próximo governo petista deve manter os fundamentos da política econômica, como câmbio flutuante, metas de inflação e ajuste fiscal.

O documento, com o título de A Grande Transformação, deve ser apresentado no 4º Congresso Nacional do partido, de 18 a 20 de fevereiro, em Brasília.

Dilma teria reclamado que não viu o texto que foi divulgado pelo jornal no último dia 5, e que pregaria fortalecimento das empresas estatais e das políticas de crédito do BNDES, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Lula teria observado na segunda-feira, em reunião do governo, que já está fazendo isso e que a referência pode ser confusa.

A ministra Dilma Rousseff teria pedido maior definição nos textos que falam do SUS, da política de Direitos Humanos e da política industrial.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, admitiu à reportagem mudanças no texto e afirmou que o texto ainda passará pela avaliação de aliados.

Nenhum comentário: