"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 28, 2010

PRESSÃO ORÇAMENTÁRIA - 18 X 12

http://portaldocoracao.uol.com.br/adm/interatividade/news/fotos/200901080735323.jpg


Portal Terra

DA REDAÇÃO - 
Na próxima semana, o governo federal deverá editar um decreto de programação orçamentária provisória para fevereiro e março, estabelecendo que, nesse período, poderão ser gastos apenas o equivalente a dois doze avos do Orçamento. 
O uso do decreto não significa que o governo esteja cortando gastos, mas sim que pretende manter o controle do Orçamento.

Além da prudência, o objetivo é convencer o Banco Central de que não é necessário elevar os juros, aos menos no curto prazo, já que o governo está contendo os gastos, um estímulo a menos para aumentar a inflação. As informações são da edição desta quinta-feira do jornal O Estado de S. Paulo.

Atualmente, há uma descrença no mercado de que o governo conseguirá atingir a meta de superávit de 3,3% do PIB. As despesas obrigatórias, como pessoal, pagamento da dívida e outras despesas de saúde, educação e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não estão limitadas aos dois doze avos. 

A limitação deve ser mantida até março, quando será feita, pela primeira vez neste ano, a avaliação bimestral das receitas e despesas e será editado o decreto definitivo para 2010. 
Ou seja, será definido se haverá ou não cortes no orçamento.

Nenhum comentário: