"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 28, 2010

OSHO

 
Primeiro passo: 
relaxe-se numa cadeira e deixe todo o corpo confortável.

Segundo passo:  

feche os olhos.

Terceiro passo: 

relaxe e respire. Faça isso do modo mais natural possível. A cada expiração, diga "Um"; a cada inspiração não diga nada. Assim, a cada expiração diga apenas "Um"... "um"... "um".

E não apenas diga, mas sinta também que toda a existência é uma só, que é uma unidade. Não repita isso, apenas sinta — e dizer "Um" ajudará. Faça isso diariamente durante vinte minutos.

Providencie para que ninguém o perturbe enquanto estiver fazendo isso. Você pode abrir os olhos e olhar o relógio, mas não use um despertador. Qualquer coisa que puder causar-lhe um sobressalto não será boa; portanto, tire o telefone do gancho e peça para ninguém bater na porta.

Nesses vinte minutos você deve estar completamente relaxado. Se houver muito barulho ao redor, use um tapa-ouvidos.

Dizendo "Um" a cada expiração, você se tornará calmo, quieto e íntegro; você nem pode imaginar o quanto. Faça isso durante o dia, nunca à noite, ou o seu sono será perturbado, pois é tão relaxante que você não sentirá vontade de dormir. Sentir-se-á refrescado.

A melhor hora é pela manhã, ou então à tarde, mas nunca à noite.

Osho, em "O Livro Orange"
Imagem por kevindooley

Nenhum comentário: