"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

janeiro 18, 2010

LULA OPERAÇÃO ONU, DIGO, MAI$ RECUR$O$ PARA O HAITI


 
Laryssa Borges
Direto de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta segunda-feira ao ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, que passem a integrar o gabinete de crise que coordena as ações humanitárias brasileiras em prol do Haiti como forma de garantir que não faltem recursos para socorrer o país caribenho, devastado por um terremoto de mais de 7 graus na escala Richter na última semana.

"O presidente pediu ao ministro da Fazenda e ao ministro do Planejamento que se incorporem ao gabinete de crise. É preciso garantir todos os recursos necessários para a manutenção das ações", afirmou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Embora o governo brasileiro não cogite, por hora, ampliar a atual doação de US$ 15 milhões, a preocupação do Brasil é para que sejam mantidos os deslocamentos aéreos que levam a ajuda humanitária e a compra de insumos de primeira necessidade.

O presidente Lula conversa nesta tarde com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, para articular a coordenação da entrega da ajuda humanitária à nação caribenha. Lula já havia afirmado ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que o Brasil gostaria de integrar o grupo de países doadores ao Haiti para, com isso, acelerar a entrega de donativos.
E aqui :
No Brasil 4 estados foram atingidos por fortes chuvas com municípios em estado de calamidades o parlapatão vai "liberar" verba federal. Não será com a agilidade que está sendo para o projeto ONU, digo, Haiti.
A liberação de recursos do governo levará em consideração a necessidade de socorro emergencial (categoria em que o Estado do Rio de Janeiro já foi contemplado), de recuperação da área do acidente natural e a apresentação de projetos de prevenção (situação em que é preciso apresentar programa específico, com previsão de licenciamento ambiental e licitação).
Quer dizer : melhor sentar por que em pé vai cansar.

Nenhum comentário: