"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

dezembro 21, 2009

O CAMINHO QUE LULA QUERIA ENSINAR AO OBAMA : SUS

Saúde é o ponto fraco de Lula

Dados ainda inéditos da pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, mostra que a saúde é a área mais vulnerável da gestão Lula o que abre uma brecha para o pré-candidato José Serra (PSDB), bem avaliado como ministro da Saúde.

Para 24% dos entrevistados, a saúde, considerado o mais grave problema brasileiro, é a pior atuação do governo Lula.

Em segundo e terceiros lugares, com larga distância, estão violência (15%) e combate à corrupção.

Uma novidade, segundo a pesquisa, é que Lula, cuja baixa escolaridade sempre foi motivo de debate no país, tem na educação a sua melhor pontuação (13%), empatado com os programas sociais e, em seguida, economia (12%).

A julgar pela pesquisa, já é possível delinear onde estará o marketing dos candidatos, a partir da preocupação dos brasileiros. 

Depois da saúde, os mais importantes problemas são, pela ordem, 
violência, 
desemprego, 
corrupção e educação. 

Folha online / Gilberto Dimenstein