"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 23, 2013

POIS É ! A HORA E A VEZ DO "JOGO" PING PONG DA JUSTIÇA : Recursos podem dar a 12 condenados do mensalão novo julgamento no STF, E A advertência de Barbosa

O ex-ministro José Dirceu e outros 11 condenados do mensalão terão uma espécie de "novo julgamento" no Supremo Tribunal Federal. Com isso, 
Dirceu, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) e outros petistas do chamado "núcleo político" do mensalão poderão se livrar de cumprir pena em regime fechado. 
 
Cinco ministros do Supremo ouvidos pelo Estado confirmaram a tese de novo julgamento por conta de recursos dos condenados. 
 
Esses ministros adiantam que há maioria na Corte para que sejam admitidos os chamados embargos infringentes – recurso previsto quando há pelo menos quatro votos contra a condenação do réu. 


No caso de Dirceu isso ocorreu na acusação de formação de quadrilha, enquanto com Cunha o placar que permite a revisão da pena foi registrado no crime de lavagem de dinheiro.

O prazo para os advogados entrarem no STF com os embargos infringentes é de 15 dias e começa a contar hoje, dia seguinte à publicação do acórdão. O acórdão – a íntegra do julgamento, com os votos dos ministros – foi publicado nessa segunda-feira, com 8.405 páginas.

Sendo admitidos os recursos – o que é a tendência, segundo apurou o Estado –, os ministros terão de julgar novamente os casos em que houve quatro votos pela absolvição. Com um novo julgamento, seriam abertos novos prazos. 

 
A composição do plenário do STF será diferente, já que os ministros Ayres Britto e Cezar Peluso – ambos votaram pela condenação dos réus – se aposentaram. No lugar de Peluso foi nomeado Teori Zavascki. 
E um novo ministro será indicado para a vaga aberta com a aposentadoria de Ayres Britto.

Valério & Cia 

 
No novo julgamento podem também ser revistas as penas do empresário Marcos Valério – o operador do mensalão –, seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, 

a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcellos, 
a ex-presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, 
o ex-vice-presidente da instituição, José Roberto Salgado, 
o ex-assessor do PP João Cláudio Genu 
e o ex-sócio da corretora Bônus Banval, Breno Fischberg. 
 
No acórdão publicado ontem, alguns ministros enfatizam, nos respectivos votos, que o Supremo é obrigado a analisar os embargos infringentes. 
É o que ocorre, por exemplo, no voto do ministro Celso de Mello. 
Ele cita o artigo do regimento interno do Supremo que permite o recurso "sempre que o juízo de condenação penal apresentar-se majoritário".

A ministra Cármen Lúcia já deu sua opinião em outro processo, em fevereiro de 2012, quando observou que o embargo infringente cabe para ações penais, caso do mensalão.

Outros ministros, que inicialmente se mostravam contrários aos embargos, agora adotam discurso distinto. Afirmam que mesmo tendo sido alterado o Código de Processo Civil, extinguindo a possibilidade de embargos infringentes, o Regimento Interno do STF mantém a possibilidade do recurso. Mudar agora o regimento, em meio ao julgamento do mensalão, poderia ser visto como casuísmo. 

 
Contrários aos embargos infringentes, os ministros Joaquim Barbosa, Luiz Fux e Marco Aurélio Mello deverão ser voto vencido.

Presidente do STF e relator do mensalão, Barbosa resistia a levar os recursos dos condenados para análise do plenário. Foi aconselhado pelos colegas a rever a postura. Com isso, o STF deu um prazo maior para apresentação de recursos após a publicação do acórdão. 

 
Toffoli enfatiza tese de inocência do ex-ministro

Econômico em suas manifestações durante o julgamento, o ministro Dias Toffoli deixou registrada no acórdão sua convicção sobre a falta de provas para condenar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Ele foi assessor de Dirceu quando este ocupou o cargo no governo Lula. 

 
Toffoli entendeu que não ficou demonstrado que Dirceu praticou corrupção ativa com a compra de apoio de partidos no Congresso. Na visão dele, Dirceu só foi acusado pelo cargo que ocupava. 
 
"A simples condição de chefe da Casa Civil, sem a demonstração de que tenha o réu oferecido ou prometido qualquer vantagem (...) não conduz automaticamente à tipificação do ilícito", diz. 
 
E ressaltou que a acusação a Dirceu se baseia essencialmente no depoimento de Roberto Jefferson.

Felipe Recondo, Mariângela Gallucci e Eduardo Bresciani
Estadão 
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpJN9oOOd52kOENIYZ3HbqbB7QPnyEyqaM18cujKRLOKapaJkznHSlRCoDOk6AKXhuaDTzkB-YhCqqMcKE7ITgtRuApk4nd-1QDRN3MiFfIHFkBSUSPnnqFMRQDKzu5pAJ1j4drOS30UMx/s1600/joaquim-barbosa-constituicao.jpg 
Joaquim Barbosa 

(...) Ele considera absurda a possibilidade de haver um novo julgamento, pois o Supremo é a última instância do Judiciário, e diz que a sociedade brasileira não vai entender se houver uma mudança de posição do STF em tão pouco tempo. O presidente do Supremo não quis falar especificamente sobre os “embargos infringentes”, que considera não existirem mais, embora estejam previstos no regimento interno do STF.

Esse será o debate mais importante da próxima fase do julgamento, pois é através desses embargos, e não dos “embargos de declaração”, que alguns réus poderão ter suas penas reduzidas.

Assim como Barbosa, alguns ministros também consideram que os “embargos infringentes” não existem mais desde que a Lei 8.038, de 1990, regulamentou os processos nos tribunais superiores e não os previu para o STF. De lá para cá, será a primeira vez que o Supremo enfrentará essa questão, pois desde então não houve pedidos para “embargos infringentes” nos julgamentos ocorridos naquela Suprema Corte.

7 comentários:

Anônimo disse...

Soon after readinging this article, I had to comment in your section
of Washington, DC. I agree with all of the activites and employment opportunties, etc that the area has to offer.
But I'd have to disagree that "there are somewhat more ladies than guys in Washington, D.C., but around 33% of the inhabitants is one." Slightly is an understatement! You'll find
Far more girls than men, about 7-8 females much more than guys.
Considering the population's ethnic background, dating tastes and sexualty, these stats vary. Many social businesses, meetups, and clubs host social and cultural events, which includes relationship occasions that constantly are in need of more males. And on account of there be much more males than women, many of them need to continue to become single and enjoy the several one girls within the region rather than settling down to possess a loved ones. I invite you to take a online video camera to the streets of DC and job interview the ladies and see what sort of suggestions you will get contradictory to your stats.

Feel free to visit my blog - female attraction

Anônimo disse...

I don't understand all the numbers. Shall I use lemon, perxide, oil, or what? What is the best? Thanks for your info but waht a little more.

Also visit my blog; teeth whitening for trays

Anônimo disse...

Nah, I did low carbs (in cycles) and gained whilst burning
excess fat. I used to be extended time trainer, but boy
carbs would be the reply, for me at the very least

Look at my site :: mike chang monster mass

Anônimo disse...

1 year anniversary to FB suspension... hope everybody
of you doing nicely over there.

Stop by my web-site online dating free for women

Anônimo disse...

There's not one bodybuilder inside the Arnold Classic, or Mr. Olympia that is not on steroids.

Feel free to visit my site :: six pack shortcuts program pdf

Anônimo disse...

Right here may be the deal. The extract need to not have any additives or fillers.
It tends to make a big differene. I bought what was advertised as pure but once i acquired and
was able to study the label, experienced additives.
I did not drop any weight with that product.
Given that then I've purchased pure espresso bean extract and in one week have misplaced three lbs. I've not lost three lbs.
within a week because I was a teenager. No facet influence and I have a tendencey to become sensative.
I did go up a couple of lbs after a number of times(my physique
resisting weight loss) but continued getting the product and
lost these two pounds plus three. I am thrilled.

Here is my blog post :: weight loss hypnosis video

Anônimo disse...

I say "damage" because it truly is always been my understanding that one builds fitness
by NOT overdoing anything. Do what you'll be able to to your limits, then let your body renew itself, then rinse and repeat.

Feel free to surf to my weblog ... female bodybuilding workout plans