"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 18, 2013

AOS CRÉDULOS ! É DO DE(s)CÊNIO DOS FARSANTES E FALSÁRIA 1,99 E PETEBRAS PRA 2014 ? É LOGRO DA ETERNA EXPECTAVIVA x REALIDADE : País deve recuperar autossuficiência em petróleo em 2014, diz Petebras

http://1.bp.blogspot.com/-RjIWzL9GXjY/UKrFtbkuzKI/AAAAAAAAAsU/90mkyAZZw1s/s1600/Expectativa+x+Realidade+%233.jpg
O Brasil deve voltar a ser autossuficiente na produção de petróleo já a partir do ano que vem, prevê a Petrobras, conforme antecipou reportagem do jornal "O Globo" nesta quinta-feira (18). 
Voltar a ser autossuficiente em termos de volume não significa, no entanto, pôr fim às importações de petróleo, devido às características das refinarias brasileiras.

Na quarta-feira (18), por exemplo,
a estatal confirmou que voltou a importar petróleo da Venezuela, depois de ficar nove anos sem realizar compras com origem no país.

A Petrobras lembra que o país atingiu a autossuficiência em 2006, quando a produção de petróleo equiparou-se ao volume de derivados consumidos à época.

Entre 2007 e 2012, no entanto, a demanda por derivados cresceu 4,9% no Brasil, contra um incremento de 3,4% na produção de petróleo.

“A partir de 2014, a produção de petróleo no Brasil voltará a atingir a autossuficiência volumétrica, ou seja, volumes iguais de petróleo produzido e de derivados consumidos, contando a produção da Petrobras, mais parceiros e terceiros”, diz a empresa, em nota.

No começo deste mês, a Petrobras informou ter reduzido a importação de derivados de petróleo entre 10 mil e 15 mil barris por dia no primeiro trimestre, por conta do aumento do refino para patamares recordes, em um movimento que poderá melhorar o desempenho do setor de abastecimento da estatal.

A empresa está importando cerca de 245 mil barris por dia de diesel e gasolina – patamar que deve ser mantido até o fim do ano.

Pré-sal

Há um mês, durante apresentação do Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 para investidores e analistas, a presidente da estatal, Graça Foster, disse que a
produção de petróleo no pré-sal deve superar a marca de 1 milhão de barris por dia nos poços operados pela Petrobras em 2017.

Nenhum comentário: