"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

novembro 06, 2012

PETEBRAS importa gás para usina termelétrica operar no máximo. Produção de petróleo vai andar de lado até 2013


Para garantir a operação a plena carga das usinas termelétricas a gás natural do país, a Petrobras está importando cerca de 18,5 milhões de metros cúbicos por dia de Gás Natural liquefeito (GNL), gás na forma líquida.

A informação foi dada há pouco pelo diretor de Gás e Energia, José Alcides Santoro, que participou nesta terça-feira da solenidade que marcou o início de operação do Projeto Pré-sal de Baleia Azul, no complexo Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos.

O diretor acabou não informando qual o custo dessas importações de GNL, mas explicou que a Petrobras está pagando, em média, US$ 12 por milhão de BTU (unidade internacional do gás natural). O GNL é importado e chega ao Brasil em navios nos terminais de regaseificação que a Petrobras possui no Rio de Janeiro e no Ceará, onde é transformado novamente na forma gasosa.

A Petrobras está fornecendo cerca de 40 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural para a geração de 8,374 megawatts (MW) de energia nas usinas termelétricas. Esse elevado nível de geração térmica é necessário uma vez que os reservatórios das principais hidrelétricas está baixo principalmente no Nordeste, que está sendo castigado por uma forte seca nos últimos meses.

Produção de petróleo vai andar de lado até 2013 
 
Graça Foster, presidente da companhia, disse ainda que produção só deve crescer a partir de 2014

 A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, comentou nesta terça-feira que somente a partir de 2014 a produção de petróleo deverá crescer efetivamente. Até lá, a produção vai andar de lado, disse ela. 
 
A executiva participou da cerimônia de início de produção do navio-plataforma Cidade Anchieta que entrou em produção no pré-sal no campo Baleia Azul, na Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo, e está a uma distância de 1.221 metros entre o nível do mar e o solo e a cerca de 120 quilômetros da costa capixaba.

Em 2012 e 2013 a produção vai andar de lado, estamos numa fase de rearrumação da casa comentou Graça Foster.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, José Formigli, informou que a expectativa da companhia é de que a produção de petróleo seja crescente nos próximos meses até o fim do ano. 
 
Segundo Formigli, que participou nesta terça-feira da solenidade que marcou o início de produção do projeto pré-sal de Baleia Azul, na parte capixaba da Bacia de Santos, destacou que a produção em outubro já atingiu 1,94 milhão de barris diários, contra 1,84 milhão de barris em setembro, a mais baixa desde 2008.

Nossa expectativa é de ter uma produção crescente nos próximos meses. A gente deslancha a produção de petróleo a partir de 2014 com a entrada em produção de diversos novos sistemas destacou o executivo.

O diretor disse que em dezembro a produção de petróleo deverá atingir a média de 2 milhões de barris de petróleo por dia média que antes era prevista para ser alcançada no ano passado. Formigli destacou que vários problemas ocorridos principalmente durante as paradas programadas de algumas plataformas levaram à forte queda de produção em setembro. 
 
Mas agora a expectativa é de crescimento apesar de até 2013 a produção vai oscilar em 2% para mais ou para menos em comparação com a produção em 2011. 
 
Além da redução do número de plataformas a serem desligadas para manutenção, a tendência será de aumento também em função da entrada de novos sistemas em produção como o navio-plataforma Cidade Anchieta que entrou em operação em setembro e já atingiu 65 mil barris diários de petróleo, devendo chegar aos 100 mil barris por dia em fevereiro do próximo ano.

Por sua vez, Formigli informou que a produção de petróleo no pré-sal está em torno de 205 mil barris diários de petróleo, cerca de 10% da produção total.

Para o aumento crescente da produção de petróleo, a Petrobras está contando com a entrada em produção em diversos novos sistemas a partir do próximo ano.
O Globo

Nenhum comentário: