"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 21, 2012

O "DEUZ" DEMO E SEU INFERNO ASTRAL

Ou Lula errou feio ou a fatura do mensalão parece, enfim, estar sendo cobrada do PT, e em menos tempo do que se esperava. 

Caso se confirme a tendência apontada ontem pelo Datafolha em São Paulo, Fernando Haddad se tornará o petista que menos votos obteve proporcionalmente numa eleição para prefeito paulistano. 

Mais: 
nunca antes na história da política brasileira o partido tinha ficado fora do segundo turno numa disputa eleitoral pela mais poderosa, importante e cobiçada prefeitura do país. 

Será que Lula não é o deus que certos petistas imaginam ser? 

Ou será que o julgamento do mensalão — e a possível condenação de Dirceu, Delúbio e Genoino — pela mais alta corte de Justiça do país acabou com a farsa de que o escândalo era invenção da mídia "golpista"? 

Abalados pelo bombardeio de acusações e provas de como foi montado o esquema de desvio de dinheiro público para comprar apoio de parlamentares e partidos ao então governo Lula, petistas já tentaram até impedir que as sessões do STF sejam transmitidas ao vivo. 

Seja erro de Lula ou efeito mensalão, o fato é que hoje, em São Paulo, assiste-se a um retrocesso. O favorito para vencer a eleição, Russomanno, encarna a ascensão do bispo Edir Macedo ao poder, tudo o que há de mais atrasado e nefasto para a política no país. Isso ocorre hoje, em grande parte, por culpa de Lula. 

Ninguém como ele empunhou a bandeira de que era possível fazer política com ética no Brasil e depois saiu em defesa do mensalão, dos aloprados e sujou ainda mais a biografia ao levar o PT para a direita da direita de Maluf. 

 O fiasco do PT em São Paulo não é caso isolado. 
 O dedaço do chefão também se revela um fiasco no Recife, onde o petista Humberto Costa foi atropelado por Geraldo, um "poste" inventado pelo governador Eduardo Campos (PSB). 

Ele já caiu tanto que, segundo o instituto Opinião, se houver segundo turno, estará fora da disputa: 
foi ultrapassado por Daniel, um tucano que começou no embate quase como traço nas pesquisas. 

Em BH, o atual prefeito, Márcio Lacerda, também do PSB, caminha para derrotar ainda no primeiro turno mais um ungido por Lula (e Dilma): 
Patrus Ananias. 

Derrota em dose tripla.

Plácido Fernandes Vieira Correio Braziliense
Deus e o mensalão

Nenhum comentário: