"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 31, 2012

E, EM OSASCO... 'A casa caiu', gritam moradores de Osasco no comitê do PT

Galhardetes e cavaletes com propaganda eleitoral do candidato João Paulo Cunha continuavam espalhados pelas ruas de Osasco na manhã desta quinta-feira, um dia depois de o deputado federal petista ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e peculato por envolvimento no escândalo do mensalão. João Paulo ainda não anunciou se vai abandonar ou seguir com a candidatura.

No comitê central, a movimentação era tranquila nesta manhã e havia apenas recepcionistas no local. Mas moradores que passaram de carro em frente ao prédio gritavam "a casa caiu", numa referência à condenação do deputado.

Em frente à casa de João Paulo, havia apenas estudantes de uma escola vizinha. A assessoria de imprensa do candidato diz que não sabe onde ele está e nem quando ele irá se pronunciar.

O PT deve iniciar nesta quinta-feira uma ofensiva para que o candidato desista da disputa. A ideia é que o vice da chapa, Jorge Lapas (PT), assuma a candidatura.

A cúpula do PT paulista entende que João Paulo não tem mais condições políticas de concorrer após a condenação, mesmo que não haja impedimento legal à candidatura, já que o registro fora aceito pela Justiça Eleitoral.


Os petistas estão cautelosos porque João Paulo tem o controle da máquina partidária. Caso se sinta abandonado, pode influenciar a militância.

Nenhum comentário: