"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 10, 2012

SEM "MARQUETINGUE" ! BRASIL REAL : Potencial petrolífero do Brasil foi superestimado, diz especialista ao Wall Street Journal

Em entrevista ao jornal americano Wall Street Journal, o consultor de energia especialista na América Latina Roger Tissot diz que o “Brasil foi superestimado”, referindo-se à euforia do potencial petrolífero brasileiro.

No artigo “Por que o petróleo brasileiro demora a pegar fogo”, publicado nesta segunda-feira, o jornal faz uma análise da evolução dos preços das ações de petróleo no Brasil e diz que os investidores têm descoberto que “recurso no solo não é o mesmo que dinheiro na mão”.

A reportagem avalia que os papéis da Petrobras continuam nos mesmos patamares que em 2006 e que as empresas OGX Petróleo e Gás Participações, do magnata Eike Batista, perderam dois terços de seu valor no mercado desde 2008.

Segundo o artigo, a Petrobras teve uma boa performance entre 2007 e 2008 quando a “magnitude do pré-sal tornou-se realidade”. De acordo com o Wall Street Journal, porém, a “euforia sucumbiu à realidade”.

O artigo citou o corte de estimativas de produção da OGX em junho, que desencadeou na queda das ações e na mudança do Executivo da empresa, e a redução das metas de produção da Petrobras.

Segundo Tissot, apesar dos recursos naturais, as “políticas governamentais limitam a implantação de capital estrangeiro e especialização, tardando o desenvolvimento e aumentando os custos”.

O Globo

Nenhum comentário: