"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 10, 2012

PF investiga rede de proteção na Valec

O deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o senador Vicentinho Alves (PR-TO) se articularam para tentar manter a diretoria da Valec e proteger o ex-presidente da estatal José Francisco Neves, o Juquinha, mesmo após a faxina ordenada pela presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente da Valec também procurou o apoio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A movimentação do grupo para salvar Juquinha foi captada em conversas interceptadas pela Polícia Federal na Operação Trem Pagador, segundo relatório obtido pelo GLOBO.

Juquinha está preso desde a semana passada, acusado de ocultar patrimônio e lavar dinheiro supostamente desviado da Valec na construção da Ferrovia Norte-Sul. Laudos da PF comprovam superfaturamento de R$ 130 milhões. O rombo pode ser maior. Outros laudos estão sendo produzidos. Juquinha, mulher e filho tiveram um aumento de mais de 1000% nos dez anos em que presidiu a Valec.

Numa das conversas interceptadas, Juquinha conversa com Josias Gonzaga Cardozo, assessor da Valec, sobre a movimentação dos parlamentares para proteger o grupo. "Juquinha pergunta se teve mais notícias. Josias diz que não; que conversou com o (senador) Vicentinho e ficou acertado o seguinte:
ele vai conversar com o Valdemar terça-feira cedo para saber depois; que pelas informações, ele acha que esta com ele (Valdemar) a questão; que vai checar com ele; que se a área estiver com ele, aí esta em casa", diz trecho da conversa transcrita pela PF.

Em outra conversa, Juquinha diz que vai falar com Sarney, mas depois repassa essa missão para o advogado Heli Lopes Dourado. "Juquinha solicita a Heli conversar com o presidente do Senado José Sarney (PMDB/AP), para que o parlamentar reverta as mudanças na Valec", informa o relatório.

O documento apresenta conversas de Vicentinho e Costa Neto sobre a manutenção do grupo de Juquinha na Valec. Para a PF, a permanência do grupo tinha por objetivo impedir investigações sobre fraudes.

Sarney negou que tenha mantido qualquer conversa com Juquinha ou seus interlocutores:

- Usam o nome do Sarney a torto e a direito. O Sarney não conversou com o Juquinha. Aliás, nem queria que fosse ele o presidente da Valec. Queria que fosse alguém do Maranhão - disse Fernando César Mesquita, assessor de Sarney.

Costa Neto, por meio de sua assessoria, informou que não comenta assuntos submetidos a investigação policial ou à avaliação da Justiça, em respeito a essas autoridades.

Vicentinho confirmou as conversas com Juquinha, mas negou que tenha tentado manter o amigo no comando da Valec:

- Temos relações de amizade há 25, 30 anos. Não nego que torci por ele. Torço por um amigo. Mas sinceramente não levei (as articulações) adiante.

Jailton de Carvalho O Globo

Nenhum comentário: