"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 10, 2012

Funcionários da Petrobras protestam contra valor de PLR

Funcionários da Petrobras em pelo menos oito Estados promoveram paralisação de cerca de duas horas, ontem, para protestar contra a proposta de Participação nos Lucros e Dividendos (PLR) de 2011, apresentada pela estatal. Segundo o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes, entre 10 mil e 15 mil trabalhadores participaram do movimento.

Os funcionários da estatal questionam a redução de 7,8% do montante a ser distribuído aos trabalhadores a título de PLR, em relação ao valor pago em 2010, sendo que houve acréscimo de 2,3% do total a ser repartido entre os acionistas, pelo mesmo período.

Ontem, a Petrobras apresentou à FUP e a representantes de diferentes sindicatos explicações para a redução de 7,8%, mas não conseguiu convencer os trabalhadores a aceitar a proposta.

Em nota enviada à imprensa na sexta-feira, a Petrobras informou que "o lucro líquido da empresa teve uma queda de 7,8% de 2010 para 2011, e o montante de recursos destinado ao pagamento da PLR é proporcional a esse resultado, com o mesmo percentual de redução".

Marta Nogueira | Do Rio Valor Econômico

Nenhum comentário: