"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 02, 2012

brasil maravilha 300%"PREPARADO" : Preocupação com desemprego piora confiança do consumidor


A confiança do consumidor brasileiro retraiu 1,7% em junho na comparação com maio, de acordo com a pesquisa Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo a entidade, essa diminuição no índice (de 114,6 pontos para 112,6 pontos) ocorreu por ter aumentado a preocupação com o desemprego e com uma situação financeira mais desfavorável. O indicador voltou ao mesmo patamar verificado entre os meses de abril de 2011 e abril deste ano.

-A queda em junho não é motivo de preocupação, uma vez que o indicador continua num patamar elevado, o mesmo verificado nos últimos 12 meses, mas demonstra claramente que o aumento de abril para maio foi incomum, um ponto fora da curva - afirmou o economista da CNI Marcelo Azevedo.

Entre os componentes do indicador, a expectativa dos consumidores com o desemprego foi a que mais piorou. O recuo em junho foi de 7,8% ante maio. A entidade aponta, porém, que apesar do forte recuo, o indicador está no mesmo patamar médio dos últimos meses.

O índice que mede a situação financeira dos brasileiros retomou a trajetória de queda, que havia sido interrompida em maio. O indicador recuou 3%. Foi a quarta queda no ano, o que levou o indicador a registrar o menor patamar desde setembro de 2009.

A preocupação do brasileiro com os preços da economia também voltou a aumentar. O índice que mede a expectativa de inflação recuou 1,5%, em junho ante maio.

- Não é preocupante porque a expectativa de inflação teve a primeira piora em seis meses, depois de cinco altas seguidas, e está num patamar elevado - explicou Azevedo.

O único indicador que teve melhora foi o de endividamento dos consumidores, que cresceu 0,2%. Por fim, Em relação às compras de maior valor, o indicador teve queda de 0,2%.

De acordo com a CNI, o INEC foi realizado entre os dias 16 e 19 de junho e contou com 2.002 entrevistas em 141 municípios.

O Globo

Nenhum comentário: