"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

junho 28, 2012

DESCAMUFLANDO O brasil maravilha DO PARLAPATÃO CACHACEIRO E A NADA E COISA NENHUMA ?: Petrobras sob chuva de críticas em NY


A reunião foi, em sua primeira parte, que durou 90 minutos, um road show tradicional, com Graça e os executivos se revezando na apresentação do plano de negócios.

Quando a sessão foi aberta a perguntas dos cerca de 60 investidores presentes a um salão de hotel em Manhattan, o clima saiu do torpor para uma sucessão de perguntas duras, muitas vezes com direito a réplica e tréplica, que se estendeu por mais de uma hora.


O reajuste dos preços da gasolina (7,83%) e do diesel (3,94%), que entrou em vigor na segunda-feira, decepcionou o mercado. Os investidores se mostram preocupados não apenas com a defasagem dos preços, que é de 7,5% no caso da gasolina e de 18,6% para o diesel, mas com a regulamentação que impõe a produção de plataformas e navios no Brasil e com outros pontos que veem como intervenção do governo. E quiseram saber até o que tira sono dos diretores da Petrobras.

- O corte de custo - respondeu Graça.

Douglas Thomas, da Jet Investment Research, disse que "uma parte significativa do plano de negócios" parecia estar fora do controle da diretoria. Ele perguntou que garantias poderiam ser dadas aos minoritários. Graça respondeu que o plano foi aprovado pelo conselho, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, e que acredita que não haverá problema para cumpri-lo:

- Amadurecemos muito desde o primeiro plano feito após a descoberta do pré-sal, em 2006.

Conteúdo local e defasagem de preços estão entre principais questionamentos

Douglas Thomas elogiou a disposição da diretoria da empresa para fazer um mea-culpa, mas não ficou satisfeito com as respostas.

- Há muitas perguntas sem resposta também em relação ao conteúdo local, não sabemos quantos desses atrasos são causados pelas regras de conteúdo local. Os investidores perderam a confiança na capacidade da empresa de dar retorno significativo para seus acionistas - disse Thomas, em entrevista ao fim da sessão.

Pedro Medeiros, representante do Citigroup, questionou sobre a paridade de preços. Barbassa disse que a empresa não vai botar em risco o grau de investimento, obtido junto às agências de classificação de risco. Nesse momento, Graça interveio, como fez diversas vezes durante a reunião, passando orientações em português aos diretores ou complementando suas respostas.

- A paridade de preços é importante, é uma das condições básicas do plano de negócios, mas não é uma variável isolada que deve ser avaliada por si mesma - disse Graça.

O especialista em petróleo Christopher Garman, da consultoria Eurasia, de Washington, disse que há uma percepção clara do papel da Petrobras para as políticas do governo, por meio das regras de conteúdo local, que aumentaria os custos, e também de sua utilização para a política anticíclica, como em 2008 e 2009.

- A trajetória da Petrobras é preocupante, a empresa está sendo esticada de uma forma que reduz o retorno dos investimentos - disse ele.

Na Bolsa de Nova York, os American Depositary Receipts (ADRs), espécie de recibos de ações da estatal, estão caindo desde segunda-feira. Ontem, os recibos das preferenciais (PN, sem direito a voto) recuaram 2% e das ordinárias (ON, com voto), 1,67%.

As três coisas que os investidores esperavam eram uma projeção de produção de petróleo mais realista do que a apresentada no fim da gestão de José Sergio Gabrielli, o relaxamento da exigência de conteúdo local e um reajuste maior para gasolina e diesel. Das três, apenas a primeira foi concedida, e Graça usou dezenas de vezes a palavra "realista" para enfatizar este ponto.

- A nova diretoria entregou uma projeção de produção mais realista, mais crível, sem redução do volume de programação de investimentos. O governo está preocupado com a redução dos investimentos públicos e privados, então não acredito que o governo vá ceder neste ponto.

Fernanda Godoy O Globo

2 comentários:

To Fora disse...

Defasagem de preço?
Preço do que? Do Ouro?
Isto de defasagem é mais uma mentira.
Temos a pior bosta do mundo e o preço mais alto, que defeasagem?

Camuflados disse...

Declaração de Graça Forte em relação ao mercado internacional :

"Há defasagem significativa entre preço do petróleo comprado e vendido".
A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse que os preços da gasolina no país estão "muito defasados em relação ao mercado internacional".

Segundo ela, não é um bom momento para se falar em redução dos preços dos combustíveis.

"Nesse momento há uma defasagem muito significativa entre o preço do petróleo que compramos e produzimos e entre o que vendemos", disse.

O spread (diferença entre o preço de compra e venda) entre o preço médio do petróleo nacional vendido ou transferido e a cotação média do barril do tipo Brent caiu de US$ 10,93, no primeiro trimestre de 2011, para US$ 6,93 nos primeiros três meses deste ano, segundo o resultado do período.

No primeiro trimestre, a Petrobras aumentou a importação de óleo diesel e gasolina para suportar o crescimento da demanda, de acordo com o relatório de resultados do período.

A importação de derivados cresceu 46% no primeiro trimestre de 2012, na comparação com o mesmo período de 2012, alcançando 406 mil barril/dia; e a de petróleo caiu 12%, para 358 mil barris/dia.

Houve maior exportação de petróleo em virtude do aumento da produção, segundo a empresa, o que elevou em 20% e exportação na comparação anual.

A declaração de Graça Foster sobre o preço do combustível foi uma reposta da presidente da Petrobras à pergunta da cantora Daniela Mercury sobre uma possível queda dos preços, no evento Women´s Forum Brazil.

"Em relação à gasolina e diesel posso dizer que não é um bom momento (para redução de preços)", disse. "Estamos com preços domésticos muito defasados em relação ao internacional."

"Isso (ter uma gasolina mais barata que a produzida e importada) não é uma decisão que fica por muito tempo, evidentemente.

Mas, em contrapartida, nosso mercado cresce de forma significativa e nós vendemos hoje um volume muito maior. E mais tarde, meses, um ano à frente, voltaremos a ter paridade de preço internacional e essa perda de resultado agora é convertida para lucro", afirmou.

Resultado do 1º tri
No resultado do primeiro trimestre de 2012, o volume de gasolina vendido no país foi 10% superior ao mesmo período de 2011.

O maior aumento foi na gasolina, de 24%, em função da "maior competitividade do preço em relação ao etanol, ao crescimento da frota de veículos flex-fluel e da redução do teor de etanol hidratado na gasolina C (de 25% para 20%), a partir de outubro/2011", segundo o resultado da estatal