"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

maio 24, 2012

CPI antecipa votação da quebra de sigilo da Delta, após nova denúncia

A CPI do Cachoeira marcou para a próxima terça-feira a votação dos requerimentos que pedem a quebra dos sigilos bancário e fiscal das contas nacionais da Delta Construções.

A comissão chegou a ameaçar votar os requerimentos na sessão desta quinta-feira, porém por força do PT, do PSDB e do PMDB a sessão ficou para a próxima semana.

Os requerimentos de quebra de sigilo da Delta inicialmente tinham votação marcada para o dia 5 de junho. Na terça-feira também devem ser votados os requerimentos que solicitam a convocação dos governadores Marconi Perillo (Goiás), Agnelo Queiroz (DF) e Sérgio Cabral (Rio de Janeiro).

A CPI investiga a relação de Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários e antecipou a sessão, que estava prevista para ocorrer apenas no começo de junho.

A decisão foi tomada após a revelação de que recursos de contas da construtora no Rio de Janeiro abasteceram empresas de fachada, que serviam à organização criminosa, segundo a Polícia Federal. O senador Pedro Taques (PDT-MT) informou no começo da sessão que também saíram da conta do CNPJ nacional da Construtora Delta R$ 12 milhões para a Alberto e Pantoja e Brava Construções, empresas de fachada usadas pelo grupo do bicheiro.

A alteração da data ocorreu a pedido de Taques com o apoio de diversos parlamentares. O senador queria que a reunião se realizasse ainda nesta quinta-feira, mas o PT e o PSDB foram contra.

- Essa CPI não pode ser a CPI chapa branca criticou Taques.

O senador também apresentou requerimento pedindo informações sobre repasse de um total de R$ 161.279,85 ao escritório Morais, Castilho e Brindeiro Sociedade de Advogados, feitos por Geovani Pereira da Silva, contador de Carlinhos Cachoeira.

De acordo com o senador, o laudo de Perícia Criminal Federal Contábil Financeiro 1833/2011, firmado pelos Peritos Guilherme Puech Bahia Diniz e Marden Jorge Fernandes Rosa, aponta que foram cinco transferências realizadas por Geovani Pereira da Silva para o escritório do ex-procurador geral da República, Geraldo Brindeiro.

Atualmente, Geraldo Brindeiro é subprocurador geral da República e, ao mesmo tempo, sócio do escritório de advocacia. Taques também pediu que a Procuradoria-Geral da República tome providências. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que vai analisar a informação.

"Lembremos que o objetivo constitucional da Comissão Parlamentar de Inquérito é exatamente a busca da verdade real para encaminhamento das conclusões de seus trabalhos, se for o caso, ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores", justificou o senador no requerimento.

Os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Miro Teixeira (PDT-RJ) e Sílvio Costa (PTB-PE) também protestaram, pois queriam que as votações ocorressem ainda nesta quinta-feira.

- Acho que votar terça é só esticar o desgaste da CPI. A única forma de não ridicularizar a CPI é votar esses requerimentos hoje - protestou o deputado Sílvio Costa.

O Globo

Nenhum comentário: