"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

abril 10, 2012

DISTRITO FEDERAL : No brasil marvilha inadimplência tem terceira alta seguida


Taxa que mede o nível de calote sobe de novo e fecha março em 4,7%. Especialistas alertam que o consumidor deve redobrar a atenção com os gastos, que agora aumentam com o pagamento do IPVA e do IPTU.

Pelo terceiro mês consecutivo, a inadimplência aumentou no Distrito Federal. O índice, medido pela Câmara de Dirigentes Lojistas do DF (CDLDF), responsável por administrar o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) local, cravou 4,7% em março.

Para especialistas, além das dívidas com o comércio, os vencimentos da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que ocorreu ontem, e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), programado para maio, podem complicar ainda mais o orçamento doméstico do contribuinte que não se organizou para as contas de início do ano.

Para o presidente da CDL, Geraldo Araújo, a elevação do número de inadimplentes é comum no primeiro trimestre do ano. Segundo Araújo, esse movimento reflete os parcelamentos das compras de Natal.

Ele avalia que as medidas anunciadas pelo governo federal para reduzir as taxas de juros cobradas pelos bancos vão estimular a economia e contribuir para que o consumidor coloque as contas em dia.
"A tendência é que (a taxa de inadimplência) caia um pouco ao longo do ano e fique em no máximo 4%.

Tivemos boas vendas nas livrarias, papelarias e nas lojas de calçados no início deste ano e esperamos que o Dia das Mães também seja farto para os lojistas", avaliou.

O casal Fernanda Ferreira, 25 anos, e Jeferson Santos, 21, morador de Ceilândia, depois de uma consulta ao cadastro do SPC, constatou que o nome de ambos foi inserido na lista de inadimplentes.

Eles deixaram de pagar uma parcela da televisão comprada a prazo no Natal e, assim, ficaram sem crédito no comércio. "Metemos os pés pelas mãos, porque o preço estava bom. Mas vamos quitar esse débito para comprar um carro. E, em seguida, esperamos nos organizar para recolher o IPTU em uma única parcela", disse Fernanda.

Quem teve crédito negado deve buscar informação no SPC, que funciona no Edif

ANTONIO TEMÓTEO Correio Braziliense

Nenhum comentário: