"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 05, 2012

Brasil Real: A maldição do petróleo

As expectativas criadas em torno da descoberta do pré-sal ainda não se confirmaram, passados mais de quatro anos desde que as novas reservas tornaram-se conhecidas.

As políticas impostas pelo governo petista ao setor resultaram em maiores gastos com combustíveis importados, menor ritmo de expansão da produção interna de petróleo e dificuldades crescentes para o desempenho da Petrobras, usada como instrumento de controle de preços.

O investimento privado em exploração patina, à espera de novas rodadas de licitação pela ANP, e a expansão do setor sucroalcooleiro também se vê prejudicada pelo congelamento imposto aos combustíveis fósseis.



Fonte: Instituto Teotônio Vilela

Nenhum comentário: