"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

março 05, 2012

"brasil maravilha" -"para o brasil seguir mudando" : Número de falências aumenta em fevereiro. Inadimplência aumenta e motiva pedidos de credores


O número mensal de pedidos de falência no Brasil registrou em fevereiro a segunda alta consecutiva, somando 152 requerimentos no mês, ante 124 de janeiro e 120 em dezembro de 2011.

Segundo dados divulgados pela agência Serasa Experian nesta segunda-feira, as micro e pequenas empresas foram o maior alvo das falências, somando 79 dos pedidos do último mês, seguidas de 46 pedidos das médias e 27 das grandes empresas.


Segundo os especialistas da agência, a inadimplência das empresas vem subindo em razão da menor capacidade de gerar receitas para pagar as dívidas assumidas, consequência clara da baixa atividade econômica e dos juros ainda elevados.

Além disso, a inadimplência do consumidor também influencia diretamente no caixa dos negócios.


Ainda de acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência das empresas, sobretudo via protestos, indica que o requerimento de falências vem sendo utilizado como forma de cobrança.

Esta prática foi comum antes da Nova Lei de Falências, em vigor desde 2005, a qual estabelece que apenas dívidas superiores a 40 salários mínimos podem fundamentar pedidos de falência de um negócio.


O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências e das recuperações judiciais e extrajudiciais provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

O Globo

Nenhum comentário: