"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

fevereiro 09, 2012

Inflação tem alta

A inflação do país voltou a subir em janeiro. Segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 0,30% no mês, em dezembro esse indicador havia caído 0,16%.

No acumulado de 12 meses, o IGP-DI alcançou 4,29%.

Os preços ao produtor deram as maiores contribuições para a elevação da carestia, com variação de 0,01% ante uma taxa negativa de 0,55% em dezembro.


Os valores ao consumidor também tiveram participação decisiva ao marcar alta de 0,81% no primeiro mês de 2012. O peso maior para o custo de vida das famílias veio do grupo educação, leitura e recreação, cujo reajuste foi de 4,9%.

Apenas os cursos formais ficaram 8,16% mais caros.
A construção civil também pesou no bolso:
teve taxa de 0,89%, acima dos 0,11% do mês anterior.

Materiais e equipamentos subiram 0,24%, os serviços registraram alta de 1,20% e a mão de obra encareceu 1,34%.

Correio Braziliense

Nenhum comentário: