"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

outubro 13, 2011

BC : IBC-Br, índice mostra que economia desacelerou em agosto


Dados divulgados hoje pelo Banco Central mostram que a atividade econômica desacelerou em agosto.

O IBC-Br, índice que dá a indicação do ritmo da economia, registrou queda de 0,53% em agosto em relação a julho, mês que tinha registrado avanço de 0,34% (dado revisado; na primeira divulgação, o BC tinha informado alta de 0,46%). O cálculo é feito com ajustes sazonais.

- Esse dado mostra que a atividade econômica está desacelerando de forma mais intensa do que se esperava. É a maior queda mensal desde dezembro de 2008 - diz o economista Rafael Bistafa, da Rosenberg Associados.

Ele acha que na próxima reunião o BC continuará reduzindo a taxa básica de juros. O economista espera nova baixa de 0,50 ponto na Selic, atualmente em 12% ao ano, apesar de a inflação não ter dado trégua.

Segundo o BC, o índice avançou 2,02% em relação a agosto de 2010. No ano, o IBC-Br acumula alta de 3,43% e, em 12 meses, de 4,07%.

O Globo

Nenhum comentário: