"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

setembro 09, 2011

Inadimplência acumula alta de 5,14% no ano, diz CNDL

A inadimplência do consumidor brasileiro acumula alta de 5,14% de janeiro a agosto, em comparação com mesmo período de 2010, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com base nas consultas e inclusões de cadastros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Na comparação com agosto de 2010, o avanço foi de 6,37%, a sétima elevação consecutiva neste tipo de relação.

"Podemos atribuir o resultado ao comprometimento de parte do orçamento das famílias com as parcelas de presentes para o Dia das Mães e dos Namorados, onde algumas excedem nos gastos e acabam tendo dificuldades de honrarem seus compromissos.

Deve-se também aos gastos realizados na euforia do mês de julho (férias) e que não foram planejados, não cabendo assim no orçamento das famílias", afirmaram as entidades em nota.

Em relação ao mês de julho, o aumento ficou em 5,1%. Apesar da alta, a tomada de crédito pelo consumidor vem aumentando.

O vice-presidente da CNDL, Vitor Augusto Koch, destacou que o consumidor deixa de pagar uma prestação não porque quer dar calote, mas porque em um determinado momento da vida foi obrigado a cobrir alguma outra despesa emergente.

Nos últimos quatro anos, mais 30 milhões de brasileiros passaram a comprar a crédito.

Segundo ele, o lojista também tem uma parcela de responsabilidade pelo aumento da inadimplência, porque "às vezes se entusiasma demais para fazer uma venda a prazo".

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) dispõe de ferramentas para orientar o comércio a conceder crédito de forma mais criteriosa, de acordo com o representante da CNDL.

As consultas ao SPC, que refletem o nível de atividade do comércio, tiveram alta de 8,37% em agosto em relação ao mesmo período de 2010 e de 6,36% ante julho deste ano.

As vendas a prazo cresceram 6,35% de julho para agosto e tiveram alta de 5,72% no ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

O cancelamento de registros, que mostra a recuperação de crédito, teve alta de 7,81% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo os dados divulgados pela CNDL.

Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário: