"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 02, 2011

SEGUNDA QUEDA NO ANO : PRODUÇÃO INDUSTRIAL RECUA 1,6%.

Depois de ter subido 1,1% em maio, a produção industrial caiu 1,6% em junho em relação ao mês anterior, segundo dados do IBGE. A divulgação desses números ocorre no mesmo dia em que o governo anunciará a nova política industrial, que poderá desonerar a folha de alguns setores.

Esse foi o segundo recuo registrado pela indústria neste ano. Em abril, a produção teve queda de 2,3%, de acordo com o IBGE. Na comparação com junho do ano passado, a atividade industrial cresceu 0,9%, taxa inferior à registrada em maio (2,7%). No acumulado do ano, o indicador avançou 1,7% e nos últimos 12 meses, 3,7%, ritmo que vem diminuindo desde outubro de 2010.

O IBGE explicou que a redução da velocidade da produção industrial se deu de forma generalizada, atingindo 20 dos 27 ramos industriais - os principais impactos negativos vieram de refino de petróleo e produção de álcool (-8,9%), produtos de metal (-10,9%), veículos automotores (-1,4%) e alimentos (-1,2%).

Houve queda também em todas as categorias de uso. A produção de bens bens de consumo semi e não duráveis caiu 2,4%; enquanto os segmentos de bens de capital (investimento) e de bens intermediários recuaram 1,9% e 1,6%, respectivamente. O setor produtor de bens de consumo duráveis teve queda de 1,6%.

Globo

Nenhum comentário: