"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

agosto 17, 2011

A ÉTICA NÃO É ELÁSTICA! Ou se é, ou se não é. Mais ou menos ético não existe.

Duas perguntas ecoam na Esplanada dos Ministérios.
A primeira é até onde vai a resistência de Wagner Rossi para se manter no principal cargo da pasta da Agricultura.
A segunda é se a ética é elástica.


A primeira resposta depende do entendimento da presidente Dilma Rousseff, que já se mostrou disposta a fazer faxina nos ministérios envolvidos ou acusados de algum tipo de irregularidade.

A segunda questão é fácil de responder.
A ética não é elástica, por mais que o ministro Rossi justifique que usou o jatinho de uma empresa do ramo de agropecuária "em raras ocasiões".


O artigo 7º do Código de Ética da Alta Administração Federal deixa claro que "a autoridade pública não poderá receber transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade".
Mais claro impossível.


Assim, tanto faz se Rossi utilizou um pouquinho ou um montão o jatinho da Ourofino. Ele, pelo que diz a lei, simplesmente não poderia ter utilizado. Que procure um outro argumento.

Correio

Nenhum comentário: