"Um povo livre sabe que é responsável pelos atos do seu governo. A vida pública de uma nação não é um simples espelho do povo. Deve ser o fórum de sua autoeducação política. Um povo que pretenda ser livre não pode jamais permanecer complacente face a erros e falhas. Impõe-se a recíproca autoeducação de governantes e governados. Em meio a todas as mudanças, mantém-se uma constante: a obrigação de criar e conservar uma vida penetrada de liberdade política."

Karl Jaspers

julho 14, 2011

METENDO A MÃO NO ERÁRIO: SENADO A CASA DAS NEGOCIATAS. O POVO? QUE SE EXPLODA , ELE MERECE.

O Senado lançou pregão para contratar uma empresa de prestação de serviços com o objetivo de alugar 81 carros de luxo que vão substituir a frota da Casa.

O custo anual estimado no edital do certame é de R$ 5,9 milhões — valor 43,9% superior aos R$ 4,1 milhões que a Coordenação de Transportes projetou em seu Estudo de viabilidade econômica e operacional visando à terceirização da frota do Senado Federal.

O relatório concluiu que a aquisição de automóveis zero-quilômetro seria a opção mais econômica para os cofres públicos, e o próprio edital coloca em xeque o argumento de que a locação é menos onerosa.


Segundo o levantamento da Coordenação de Transportes, a compra de 90 veículos custaria R$ 5,6 milhões — despesa que cairia para R$ 4,1 milhões com a venda da frota atual, composta por carros Fiat Marea ano 2002.

O relatório ainda ressalta que os automóveis novos teriam garantia mínima de três anos, tempo no qual as concessionárias se responsabilizariam por eventuais defeitos, o que diluiria ainda mais o custo unitário.


No entanto, o Senado alega que o estudo não leva em conta toda a despesa da estrutura de manutenção da frota parlamentar. E diz que os números estão subestimados, pois somente a locação de mão de obra para o funcionamento da oficina gira em torno de R$ 300 mil mensais, mais as peças de reposição.

Com o modelo proposto na licitação, entretanto, o Senado gastará R$ 494 mil por mês apenas com o aluguel dos carros, que não farão parte do patrimônio. Esse preço não inclui a compra de combustível ou a contratação de motoristas.
Cada veículo custará R$ 6,1 mil por mês ao Senado.

O valor é 52,5% superior ao anunciado pelo primeiro-secretário da Casa, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), em 28 de abril, quando estimou em R$ 4 mil o custo mensal do aluguel de um sedan de 2.0 cilindradas, equipado com bancos de couro e ar-condicionado.

Além desses itens, as especificações do pregão estipulam que os automóveis tenham a cor preta, direção hidráulica ou elétrica, vidros e travas elétricas e freio ABS nas quatro rodas.


No edital do pregão, marcado para o dia 22 deste mês, o número de veículos alugados também é inferior ao estudo feito por técnicos da Casa.

Em vez de substituir os carros atualmente distribuídos entre os parlamentares, o cálculo agora é feito levando em conta a quantia de 81 automóveis, um para cada senador, excluindo cinco que ficariam como reservas e dois para a Presidência.


Manutenção
A vencedora do pregão terá que apresentar uma base fixa para que os gabinetes possam acionar serviços quando os veículos demonstrarem qualquer defeito.
O edital, no entanto, limita a cobertura a 2.800 quilômetros mensais.


Apesar de os novos automóveis saírem da lista de atribuições da oficina do Senado, responsável pela manutenção da frota da Casa, a estrutura não poderá ser desmontada, pois, além dos carros dos parlamentares, o Senado cuida da manutenção de 45 veículos da Secretaria Especial de Editoração, 81 destinados a serviços e 12 que estão em processo de alienação.


Comparação
Veja quanto custaria renovar a frota do Senado em relação ao valor do aluguel de veículos:

Aluguel previsto no edital
R$ 5,9 milhões/ANO

Aquisição de carros novos com negociação da frota antiga
R$ 4,1 milhões/ANO

Valor unitário do aluguel de um carro por mês anunciado pela Primeira-Secretaria
R$ 4 mil

Valor unitário do aluguel de um carro por mês descrito no edital do pregão
R$ 6,1 mil

Josie Jeronimo Correio Braziliense

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